Clássicos Renault 4, Renault 5 e Twingo já podem ser elétricos. Projeto é oficial da Renault

28/01/2023

A Renault está a lançar kits de retrofit elétricos em França em parceria com a R-FIT1. Esses kits podem ser instalados nos populares Renault 4, Renault 5 e na primeira geração do Twingo.

O kit retrofit elétrico Renault 5 estará à venda na França em setembro de 2023, enquanto o kit para o Twingo será disponibilizado posteriormente.

Os três modelos adaptados estarão em exposição no espaço da Renault no Salão do Automóvel clássico anual, Rétromobile.

Beneficiando de um capital de simpatia único ao longo da sua história, o R5 revolucionou o mundo dos automóveis pequenos na década de 1970 ao propor um citadino com um visual inimitável caracterizado pelos seus faróis dianteiros, os seus para-choques em plástico e duas grandes portas sem puxadores visíveis. Conquistou muitos fãs até 1984, estabelecendo-se como o veículo mais vendido em França entre 1974 e 1983 antes de ser substituído pelo Super 5.

Os visitantes poderão, assim, presencialmente, conhecer mais sobre o produto e tirar dúvidas antes de fazer o pedido do seu próprio kit retrofit elétrico 4L no stand do parceiro da Renault, a R-FIT.

O kit retrofit elétrico para o Renault 4 também estará à venda online no dia 1 de fevereiro em rfitvintage.com a partir de € 11.900 (IVA incluído e instalação). Segundo a R-FIT1 (que também converte o Citroën 2CV), os modelos 4L elegíveis são o 4L GTL, Clan e Savane tipo R112 800 e R112 C00.

Vantagens do retrofitting

A Renault enfatiza que a conversão de veículos antigos em elétricos aumenta a sua vida útil e significa que eles não geram mais emissões de CO2, razão pela qual eles são particularmente adequados para as condições de condução urbana moderna, especialmente em zonas de baixas emissões.

“Tendo passado nos vários testes de certificação da UTAC (sindicato francês dos técnicos de automóveis, motociclos e bicicletas), esta conversão oferece um nível de segurança que atende aos padrões do mercado”, refere o construtor.

O produto também é elegível para subsídios nacionais e regionais na França (dependendo da rendimento e da região) e o seu custo de utilização e manutenção é reduzido.

Grande concorrente na sua época do 2CV, produzido em mais de 8 milhões de unidades entre 1961 e 1992, o Renault 4L estabeleceu-se ao longo da sua história como um carro extremamente popular que marcou gerações de franceses e europeus. Hoje, atrai muitos colecionadores, principalmente entre os mais jovens, graças ao seu custo acessível e facilidade de manutenção.

Assim que o veículo tenha sido adaptado, o proprietário recebe todas as certificações e documentos de registo necessários, indicando o tipo de combustível como “Eletricidade” (EL) em vez de gasolina (ES).

“Estamos muito felizes com o lançamento desses kits elétricos retrofit que permitirão aos amantes de carros clássicos e aos jovens conduzir em França nos nossos icónicos Renault 4, Renault 5 e Twingo, movidos a eletricidade”, sublinha Hugues Portron, Diretor da The Originals Renault – la collection.

Este responsável afirma ainda que, “além da economia circular gerada por essas novas ‘roupagens’ de motores elétricos, os kits de retrofit elétricos oferecem uma solução que combina o prazer de circular com economia e confiabilidade sem tirar nada do estilo e dos designs originais desses clássicos intemporais amados”.

Ao lançar estes kits elétricos de retrofit para alguns dos seus modelos clássicos mais emblemáticos, a Renault assume uma decisão muito importante (que é também um sinal para a indústria) em defesa de uma mobilidade que terá de ser cada vez mais sustentável.

Dados técnicos do kit retrofit elétrico projetado para o Renault 4:

  • Sistema de transmissão mecânica original intocado
  • Motor síncrono sem escova
  • Bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4)
  • Distribuição de peso inalterada
  • Autonomia de aproximadamente 80 km
  • Carga completa em 3 horas 30
  • Medidor eletrónico de carga da bateria
  • Carregamento através de um tomada doméstica de 16A – 220 V
  • Bateria de 105 V com capacidade de 10,7 kWh
  • Motor de 5 kWp/48 kWp
  • Garantia de dois anos