Coldplay “alimentados” a energia de baterias de veículos elétricos

25/05/2023

Os Coldplay fizeram furor em Portugal, com a série de quatro concertos dados na última semana, em Coimbra, no Estádio Cidade de Coimbra.

 

Mas um aspeto que terá passado ao lado dos cerca de 200 mil espetadores que assistiram à atuação da banda de Chris Martin diz respeito à origem da energia que alimentou o espetáculo.

Através de um acordo com a BMW, a digressão mundial “Music of the Spheres” dos Coldplay contou com mais de 40 baterias de segunda vida oriundos de automóveis elétricos, tornando esta série de concertos “a mais sustentável e uma das digressões mais ecológicas da história da música”, segundo o construtor alemão.

Estas baterias forneceram a energia elétrica necessária durante as atuações ao vivo da banda liderada pelo vocalista Chris Martin.

De acordo com a BMW, esta colaboração com os Coldplay “estabelece novos padrões de referência e pode tornar-se o modelo para toda a indústria da música ao vivo”.

A tecnologia de armazenamento para o fornecimento de energia durante os espetáculos ao vivo é fornecida por baterias de BMW i3 parcialmente recicladas.

As baterias fornecem a energia elétrica necessária, com emissões super reduzidas, substituindo os habituais geradores a gasóleo e a gasolina, o que, por sua vez, resultará numa redução significativa da pegada de carbono de todas as atuações ao vivo da banda.

As baterias são recarregadas utilizando uma série de fontes renováveis, incluindo instalações solares, um piso cinético do estádio, bicicletas elétricas e geradores alimentados por óleo vegetal hidrotratado. O piso cinético do estádio e as bicicletas elétricas aproveitarão a energia coletiva dos próprios fãs.

“Estamos orgulhosos da nossa parceria com a BMW para criar a primeira bateria de espetáculo recarregável e durável do mundo – que nos permitirá alimentar os nossos concertos quase inteiramente com energia limpa e renovável”, afirma Chris Martin, dos Coldplay.