A este pecúlio juntam-se quatro títulos nos Mundiais de Pilotos (1987-1989 e 1991), um Campeonato do Mundial de Ralis/Produção (Grupo N) em 1987, seis títulos europeus absolutos (1987-1991 e 1993) e dois Europeus de Ralis/Produção (Grupo N) 1988 e 1989.
Todo este pedigree do mítico Delta Integrale está agora a ser transposto para os tempos atuais numa variante elétrica.
O piloto Sébastien Loëb, nove vezes Campeão do Mundo de Ralis, abraça também esta nova aventura na sua longa carreira no automobilismo, desta feita a bordo de um Lancia Delta Evo-e RX, preparado pela equipa GCK Motorsport, da responsabilidade do também piloto Guerlain Chicherit.
O Lancia Delta Evo-e RX é uma reformulação totalmente elétrica daquele que nos anos 80 foi considerado a “Besta” de Turim. O Delta EVO-e RX, que se estreou em 2022 no Nurburgring, é alimentado por dois motores elétricos, um em cada eixo, com 331 cavalos de potência cada, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,8 segundos.O LANCIA DELTA EVO-E RX É A REINCARNAÇÃO ELÉTRICA DA LENDA DA DÉCADA DE 1980 DOS RALIS, O LANCIA DELTA INTEGRALE.
Foram produzidos dois exemplares do Lancia Delta Evo-e RX que participaram no Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX) 2023 que no último fim-de-semana marcou presença (3 e 4 de Junho) no Circuito de Montalegre, em Portugal.
Na corrida, Loëb ficou em 6º (o que lhe permitu somar 10 pontos) e Chicherit ocupou o 8º lugar da classificação (somando oito pontos).
O Campeonato do Mundo de Ralicross será composto por nove provas. Montalegre foi a segunda do calendário 2023, embora a primeira na qual a equipa GCK Motorsport participou.
A próxima prova deste Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX) 2023 é na Noruega, nos dias 17 e 18 de junho.
“VENHO DE UMA GERAÇÃO QUE CRESCEU A VER AS VITÓRIAS DO LANCIA DELTA NOS RALIS. POR ISSO TENHO, NATURALMENTE UMA PAIXÃO POR ESTE CARRO,” AFIRMOU SÉBASTIENLOËB
No passado mês de dezembro, Chicherit convidou o seu companheiro de equipa no Dakar para testar o Delta de Ralicross, uma experiência que convenceu o alsaciano a regressar à modalidade.
“Sou de uma geração que cresceu a ver os Lancia Delta nos ralis, por isso é normal que eu tenha um carinho especial por estes carros. Mas quando o Guerlain me falou pela primeira vez sobre um regresso ao Ralicross eu pensava que ele estava maluco! Depois, testei o carro em dezembro de 2022 e fui imediatamente conquistado pelas performances. Tenho muita fé neste projeto e estou expectante para correr com o Delta nas pistas do Mundial”, afirmou Sébastien Loeb.