1º B+ Summit reuniu em Lisboa mais de 400 decisores do setor dos transportes pesados e combustíveis verdes. Conferência contou com entidades públicas e privadas do mercado português e europeu, incluindo as maiores associações do setor e diversas multinacionais
Com organização da ABA – Associação de Bioenergia Avançada, EBB – European Biofuels Board e EWABA – European Waste and Advanced Biofuels Association, a conferência contou com mais de 400 decisores e players de relevo na indústria dos transportes e combustíveis.
Ewald-Marco Muenzer, Presidente da EWABA, refere que “já existem em Portugal várias frotas e mais de 20 estações de serviço que oferecem ao consumidor combustível B15. A experiência até ao momento tem sido excelente, com mais de 50 milhões de quilómetros percorridos e feedback positivo de todos. Têm sido feitos testes extensivos ao produto, que mostram não só que este cumpre os standards químicos específicos e é compatível com todos os veículos, como também permite reduzir o consumo de Diesel até 5%”.
JÁ EXISTEM EM PORTUGAL VÁRIAS FROTAS E MAIS DE 20 ESTAÇÕES DE SERVIÇO QUE OFERECEM AO CONSUMIDOR COMBUSTÍVEL B15
“Foi bom ter conseguido trazer para Portugal pensamento e conteúdo de ponta sobre como descarbonizar camiões e autocarros. Os casos de sucesso que apontam o caminho são vários, e Portugal deve orgulhar-se de ter já alguns deles. A conferência foi um sucesso – contribuiu não só para mostrar o que de melhor se faz no setor rumo à sua descarbonização, como também para discutir e avaliar os múltiplos efeitos colaterais positivos de uma economia mais produtora e consumidora de combustíveis verdes, e por isso mais circular, mais verde, com mais emprego, investimento e valor acrescentado. Criou-se uma base de entendimento e articulação entre todas as entidades e decisores europeus que têm de trabalhar em conjunto para acelerar a descarbonização do setor dos Transportes Pesados”, afirma Emanuel Proença, Presidente da ABA.
“UMA ECONOMIA MAIS PRODUTORA E CONSUMIDORA DE COMBUSTÍVEIS VERDES É MAIS CIRCULAR E MAIS VERDE”, DEFENDE EMANUEL PROENÇA, PRESIDENTE DA ABA.
“O Manifesto B+ cria um modelo para permitir ao setor dos transportes pesados emitir muito menos GEE, e de forma mais rápida. O vasto leque de organizações que assinou este documento mostra precisamente um compromisso sólido da indústria em encontrar soluções eficientes e eficazes em termos de custos para que a Europa possa reduzir o uso de combustíveis fósseis”, afirma Dickon Posnett, Presidente da EBB.
O Manifesto B+ fica também disponível online para consulta pública aqui, agregando princípios e ações fundamentais discutidos na cimeira e fundamentais para o futuro sustentável dos transportes pesados.