Descarbonização de transportes pesados com recurso a combustíveis verdes é caminho a seguir

08/05/2023

Tendo como mote a transição energética e a aceleração da redução de emissões em autocarros e camiões com recurso a biocombustíveis e outros combustíveis verdes, a 1st European B+ Summit, conferência dedicada aos combustíveis verdes que decorreu no Estoril, mostrou o potencial dos biocombustíveis da descarbonização dos transportes pesados.

1º B+ Summit reuniu em Lisboa mais de 400 decisores do setor dos transportes pesados e combustíveis verdes. Conferência contou com entidades públicas e privadas do mercado português e europeu, incluindo as maiores associações do setor e diversas multinacionais

Com organização da ABA – Associação de Bioenergia Avançada, EBB – European Biofuels Board e EWABA – European Waste and Advanced Biofuels Association, a conferência contou com mais de 400 decisores e players de relevo na indústria dos transportes e combustíveis.

Ewald-Marco Muenzer, Presidente da EWABA, refere que “já existem em Portugal várias frotas e mais de 20 estações de serviço que oferecem ao consumidor combustível B15. A experiência até ao momento tem sido excelente, com mais de 50 milhões de quilómetros percorridos e feedback positivo de todos. Têm sido feitos testes extensivos ao produto, que mostram não só que este cumpre os standards químicos específicos e é compatível com todos os veículos, como também permite reduzir o consumo de Diesel até 5%”.

JÁ EXISTEM EM PORTUGAL VÁRIAS FROTAS E MAIS DE 20 ESTAÇÕES DE SERVIÇO QUE OFERECEM AO CONSUMIDOR COMBUSTÍVEL B15

“Foi bom ter conseguido trazer para Portugal pensamento e conteúdo de ponta sobre como descarbonizar camiões e autocarros. Os casos de sucesso que apontam o caminho são vários, e Portugal deve orgulhar-se de ter já alguns deles. A conferência foi um sucesso – contribuiu não só para mostrar o que de melhor se faz no setor rumo à sua descarbonização, como também para discutir e avaliar os múltiplos efeitos colaterais positivos de uma economia mais produtora e consumidora de combustíveis verdes, e por isso mais circular, mais verde, com mais emprego, investimento e valor acrescentado. Criou-se uma base de entendimento e articulação entre todas as entidades e decisores europeus que têm de trabalhar em conjunto para acelerar a descarbonização do setor dos Transportes Pesados”, afirma Emanuel Proença, Presidente da ABA.

No âmbito desta 1ª edição da cimeira, as três entidades promotoras assinaram em conjunto com mais de 20 associações europeias e mais de 30 empresas líderes no setor o Manifesto B+ do Estoril para a Descarbonização dos Transportes Pesados com recurso a combustíveis verdes, de forma a enfatizar o seu potencial para a economia circular, bioeconomia e independência da Europa face aos combustíveis importados.

“UMA ECONOMIA MAIS PRODUTORA E CONSUMIDORA DE COMBUSTÍVEIS VERDES É MAIS CIRCULAR E MAIS VERDE”, DEFENDE EMANUEL PROENÇA, PRESIDENTE DA ABA.

“O Manifesto B+ cria um modelo para permitir ao setor dos transportes pesados emitir muito menos GEE, e de forma mais rápida. O vasto leque de organizações que assinou este documento mostra precisamente um compromisso sólido da indústria em encontrar soluções eficientes e eficazes em termos de custos para que a Europa possa reduzir o uso de combustíveis fósseis”, afirma Dickon Posnett, Presidente da EBB.

O Manifesto B+ fica também disponível online para consulta pública aqui, agregando princípios e ações fundamentais discutidos na cimeira e fundamentais para o futuro sustentável dos transportes pesados.