Design neo-futurista de veículos elétricos deixa rendido júri de festival

31/01/2022

O “Festival Automobile International” premeia os projetos automóveis considerados pelo júri como tendo o design mais bem conseguido e este ano, houve vários projetos elétricos a conquistarem os troféus principais.

O júri composto por 12 membros é proveniente de diversas indústrias – automóvel, media, arquitetura e joalharia – avaliando a seleção do ano de projectos criativos e visionários e escolhendo os vencedores para cada um dos 14 prémios.

Assim, o “Grand Prix du Festival” foi para o Opel Manta GSe ElektroMOD, uma “reinterpretação bem-sucedida dos modelos passados”, na apreciação do júri.

O Manta elétrico e com uma pintura amarela néon e um capot preto contrastante conquistou o júri como recuperação moderna do genuíno Opel GSe, exibindo as suas ambições elétricas na sua denominação: ElektroMOD. MOD significa mudança, para MODificações técnicas e estilísticas, bem como um estilo de vida sustentável MODerno.

Opel Manta GSe ElektroMOD

“O Manta GSe ElektroMOD combina a grande tradição da Opel com o compromisso atual de mobilidade sem emissões, apontando a um muito desejado e sustentável futuro”, comenta a Opel.

Opel Manta GSe ElektroMOD

O “Festival Automobile Internacional” decorreu pela 37ª vez, em Paris, homenageando os projetos automóveis mais bonitos, mais bem-sucedidos e mais virados para o futuro, do ano de 2022.

Outros projetos distinguidos pelo seu design

Dois projetos da Renault chamaram também a atenção do júri. O Renault 5 Protótipo, reinterpretação do ícone popular que celebra o 50º aniversário este ano, foi nomeado o “Concept Mais bonito de 2022”.

O Protótipo Renault 5 sublinha o compromisso da Renault “em tornar os automóveis elétricos acessíveis. Este concept car é um automóvel urbano compacto e cheio de encanto, que projeta um dos ícones da marca para o futuro, com um toque de design moderno e totalmente elétrico”, refere o fabricante.

“Este prémio é mais uma prova de que o Renault 5 é um ícone do passado, do presente e, em breve, também do futuro. Estamos muito felizes que o protótipo esteja a ser tão bem recebido pela imprensa e pelo público, com o modelo de produção, em série, a ser revelado em 2024”, acrescentou Gilles Vidal.

Por seu lado, o concept Renault SUITE N°4, concebido especialmente para o 60º aniversário da 4L, recebeu uma “Menção Honrosa” por parte do Júri.

O Renault SUITE N°4 é um concept car original, inspirado na ideia de uma suite de hotel nómada. O modelo apresenta as mesmas dimensões e linhas exteriores do icónico antecessor, mas deu uma reviravolta radical. O mundo da arquitetura e dos autómatos combinam-se para criar um quarto de hotel ao ar livre, em que a secção traseira e a tampa da mala são substituídas por janelas em policarbonato, a carroçaria é pintada com um acabamento especial para lhe dar o aspeto mineral do cimento e a grelha frontal é feita em alumínio polido para um efeito permanente de acrescida fluidez.