EcoRally Proença-a-Nova na estrada este fim-de-semana

29/07/2022

Eneko Conde, campeão do mundo de e-Rally Cup, vai participar no EcoRally Proença-a-Nova, prova que se vai disputar este fim de semana nas estradas do Concelho de Proença-a-Nova.

A terceira etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio” decorre este fim-de-semana em Proença-a-Nova.

No EcoRally Proença-a-Nova participam 25 equipas, entre as quais as duplas Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo que compõem a equipa Prio Renault Eco Team, são apoiadas pelo Welectric e dominam, atualmente, a classificação do campeonato nacional ao ocuparem, respetivamente, o primeiro e o segundo lugar da geral.

Uma das figuras em destaque a marcar presença no EcoRally Proença-a-Nova será Eneko Conde, campeão do mundo de e-Rally Cup.

O “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio” é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP (Classic Clube de Portugal) – e que é a única competição automóvel portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (Battery Electric Vehicle), 100% elétricos.

Prevendo-se uma disputa renhida entre os pilotos que atualmente ocupam os primeiros lugares do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio” e a equipa espanhola, Eneko Conde sente-se “grato por poder participar numa prova de características tão especiais como é esta em Proença-a-Nova”.

SERÃO 17 CLASSIFICATIVAS, DISTRIBUÍDAS POR TRÊS SECÇÕES E 176 KM.

O piloto espanhol diz: “Vamos tentar ganhar, como sempre tentamos nas provas onde entramos, apesar de saber que teremos forte concorrência e, além disso, as regras das provas de regularidade em Portugal são ligeiramente diferentes das praticadas noutros países, e apesar de já ter 8 anos a disputar provas de regularidade em carros históricos e 7 em carros elétricos, estas regras diferentes representam um desafio acrescido neste ano em que iremos participar em todas as Provas do Campeonato do Mundo e num ou outra prova dos campeonatos nacionais”, reforçando que “o grande objetivo é a revalidação do título de Campeão Mundial”.

A Prio continua a ser o patrocinador principal da competição, disputada na modalidade de regularidade, dando o naming ao campeonato, que conta ainda com o CCP como promotor e com a UVE como parceira.

As verificações técnicas do EcoRally Proença-a-Nova decorrerão no sábado, dia 30 de julho, e o corte de fita que assinala a partida para a primeira etapa terá lugar às 14h15, desse mesmo dia, no Parque Urbano Comendador João Martins.

Durante os dois dias da prova, que contará com 17 classificativas, distribuídas por três secções, os concorrentes vão percorrer cerca de 176 km, dos quais 100 em modo classificativo.

A cerimónia do pódio terá lugar no domingo, às 13h00, no Centro de Ciência Viva.

Paralelamente, será realizado no dia 30 de julho, às 19h15, no Auditório do Centro de Ciência Viva, um debate que terá como tema: “As Novas Energias na Competição Automóvel”.