Elétrico Skoda Enyaq iV com estofos que misturam garrafas recicladas e lã

22/02/2021

O Enyaq iV é o primeiro modelo da Skoda baseado na plataforma modular desenhada para automóveis elétricos (MEB) do Grupo Volkswagen e irá disponibilizar seleções de interiores (Design Selections) personalizáveis “eco” que expandem as linhas de equipamento existentes.

O Enyaq iV é produzido na principal fábrica da Skoda em Mladá Boleslav, tornando-se o único modelo MEB produzido na Europa fora da Alemanha.

O fabricante indica estar empenhado na na sustentabilidade e essa preocupação é sublinhada no habitáculo da viatura pelo uso de estofos feitos a partir de uma mistura de lã virgem (em 40%) e poliéster (em 60%) a partir de garrafas recicladas PET, bem como o uso de couro em cor bronze sem produtos químicos sendo antes usado um extrato de folhas de oliveira no processo de curtir.

OS BANCOS SÃO FEITOS DE UMA MISTURA DE 60% DE POLIÉSTER RECICLADO E 40% DE LÃ VIRGEM

Segundo a marca, “a lã é uma das fibras naturais mais absorventes de humidade. Tem um efeito de arrefecimento, é respirável e também filtra poluentes e odores do ar circundante”.

No caso do Enyaq iV, a Skoda refere que a lã virgem utilizada nos bancos é testada e certificada de forma independente de acordo com os critérios de avaliação da empresa Woolmark. Os revestimentos dos bancos têm a etiqueta Wool Blend Performance para produtos que incluam entre 30 e 49,9% de lã virgem.

Ainda em termos de interiores, referência para o ecrã de infotainment central, tátil, que tem como dimensões 10” ou 13”, consoante a preferência do utilizador e podendo ser controlado por gestos e usando o assistente de voz digital a que a marca apelida de Laura.

O Digital Cockpit, que se encontra diante do condutor, tem 5.3”.

O Enyaq iV tem um preço de comercialização que principia nos 39.372 euros, informa a marca.