Empresas de Braga vão adquirir VE para descarbonizar a cidade

08/03/2023

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga, visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga. O Pacto propõe-se a agregar empresas, instituições e o município, com o objetivo de estabelecer um ecossistema capaz de catalisar soluções de descarbonização da mobilidade e que tornem mais inclusiva e tecnológica.

Neste sentido, pelo menos 22 empresas que integram o PMEB vão adquirir veículos elétricos para reduzir a pegada de carbono. Segundo o PMEB, no concelho de Braga 65% das emissões são oriundas da mobilidade.

“Para a construção de um centro urbano mais sustentável, eficiente e resiliente, é preponderante estabelecer um ecossistema capaz de catalisar soluções de descarbonização da mobilidade e que a tornem mais inclusiva e tecnológica”, lê-se no Pacto.

As empresas que vão transformar, tornando-a mais sustentável, atuam nas áreas da distribuição, do transporte, da construção e da indústria e serviços.

O PMEB apresenta 28 ações concretas e as empresas signatárias devem comprometer-se, no mínimo, com duas ações. São mais de 30 as entidades a assinar este Pacto, que surge na sequência do primeiro Relatório de Sustentabilidade do concelho. Todos os intervenientes do PMEB comprometem-se a defender quatro princípios fundamentais:
a) Colaboração: estando abertos e dispostos a trabalhar com outros interessados para alcançar a
visão do PMEB;
b) Compromisso: para que os compromissos/ações do PMEB sejam assumidos com seriedade;
c) Transparência na partilha dos dados iniciais e dos resultados das ações com que se
comprometem;
d) Segurança e proteção da informação confidencial e sensível partilhada no âmbito do projeto.