Equipas portuguesas KIA – ACP Electric – PRIO destacam-se no Eco Rally de Valência

11/03/2023

As duplas Eduardo Carpinteiro Albino-José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano-Alexandre Berardo fizeram a primeira incursão internacional nos dias 3 a 5 de março no Eco Rally da Comunitat Valenciana, 2.ª prova da FIA EcoRally Cup. As duas equipas portuguesas realizaram a prova ao volante do automóvel Kia EV6 GT Line.

Esta prova era “um desafio”, segundas ambas as equipas adiantaram porque iriam “enfrentar os melhores pilotos internacionais de regularidade elétrica numa prova que desconheciam por completo”.

kia

A primeira etapa, realizada não começou da melhor maneira para os pilotos do KIA – ACP Electric – PRIO, terminando a etapa a ocupar os 8.º e 9.º lugares. No segundo dia de Rally, a dupla Eduardo Carpinteiro Albino-José Carlos Figueiredo começou a recuperar lugares ao longo do dia, onde venceram cinco das oito especiais de sábado. Desta forma, conseguiram conquistar o segundo lugar, ”a escassos dois segundos do vencedor, o Bi-Campeão desta modalidade Eñeko Conde, navegado por Lucas Sergnese”, adiantou a equipa.

Para Eduardo Carpinteiro Albino, “a alteração que fizemos no sábado à abordagem desta prova, foi essencial para realizamos a fantástica etapa deste dia. O Zé Carlos Figueiredo esteve irrepreensível e só tenho de agradecer o fantástico trabalho que fez. Na 6.ª feira estávamos a 13,3 segundos do Eñeko, no sábado recuperámos 10,7 segundos, e acabámos a 2,6 segundos. Foi um dia muito duro, com chegada já de noite, e sermos recebidos com uma salva de palmas pela equipa da Chéquia que ficou em 3.º na regularidade, é algo que nunca esquecerei”.

Nuno Serrano e Alexandre Berardo ainda sentiram problemas com a afinação dos aparelhos de medição na manhã de sábado. Ainda assim conseguiram terminar com uma recuperação para o 5.º lugar da final.

kia

“Em primeiro lugar dizer que foi um prazer extraordinário levar os KIA EV6 a rolar até Valência e, após o Rally, regressar com a mesma eficiência e conforto: um verdadeiro estradista, um verdadeiro Grande Turismo elétrico de última geração. Relativamente à prova, o eco-rally da comunidade Valenciana foi um rali muito bem organizado e que percorreu estradas da região com paisagens magníficas. Desportivamente, depois de alguns problemas com a precisão nos aparelhos de medição até meio do rali, eu e o Alexandre Berardo conseguimos resolvê-los e, a partir dai, subimos consistentemente na classificação até ao quinto lugar final na prova de regularidade. Os nossos parceiros da KIA – ACP Electric – PRIO, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, após resolverem também alguns pequenos problemas iniciais subiram espetacularmente na classificação ao longo do rali, terminando num fantástico segundo lugar. Foi a nossa primeira prova além-fronteiras, onde mostrámos que podemos competir com os melhores e mais experientes pilotos internacionais. Veremos o resultado dessa competição no próximo rali FIA, que será a jornada portuguesa do FIA Eco Rally Cup a disputar-se no Oeiras Eco Rally.”

No dia 5 de março, foi publicada a classificação de eficiência energética e as duas equipas acabaram no 8-º e 11.º lugares finais desta classificação conjunta.

A próxima prova a disputar pelo KIA – ACP Electric – PRIO será o Oeiras Eco Rally, de 28 de abril a 1 de maio, que contará para o FIA Eco Rally Cup e para o Campeonato de Portugal de Novas Energias.