EVlink Pro DC 180kW promove a eletrificação dos edifícios, parques de estacionamento e frotas

03/05/2024

A Schneider Electric anuncia o lançamento do EVlink Pro DC 180 kW, uma solução de carregamento rápido para veículos elétricos (VE) que maximiza a eficiência energética e minimiza os custos elétricos. Em 2023, Portugal registou um aumento de 69% no número de utilizadores que carregaram os seus veículos em postos de carregamento de redes públicas. Com o carregamento rápido do EVlink Pro DC, que permite que os veículos atinjam os 80% de carga em apenas 20 minutos, é possível otimizar a utilização da energia do edifício e fazer os veículos de frota voltar à estrada mais rapidamente.

 

Atualmente, o setor dos transportes representa 23% do consumo mundial de energia, e os edifícios 26%. Para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica, é necessário acelerar a transição para a eletrificação, de forma a permitir a adoção de mais energia limpa, como é o caso da energia solar nos telhados, para alimentar os edifícios e veículos. Ao combinar soluções eficientes de carregamento de veículos elétricos e infraestrutura de distribuição elétrica com software inteligente de gestão de energia – apoiado por uma rede de especialistas certificados em serviços de consultoria, no local e à distância –, os proprietários e operadores podem cumprir os seus objetivos de sustentabilidade, manter a fiabilidade da energia e oferecer uma experiência confortável aos condutores de VE.

Integração perfeita para maximizar o controlo e a distribuição de energia

O EVlink Pro DC integra-se perfeitamente com sistemas de gestão de carregamento, como o EcoStruxure EV Charging Expert, para distribuir de forma inteligente a energia do edifício para os postos de carregamento de veículos elétricos em tempo real, o que garante a máxima eficiência e poupança de custos. O novo equipamento é também interoperável com sistemas de gestão de edifícios como o EcoStruxure Power Monitoring Expert e o EcoStruxure Building Operation, o que simplifica as operações diárias dos operadores de edifícios, consolidando todas as informações numa única solução. A solução também está certificada com múltiplos sistemas de gestão de carregamento de estações (CSMS), o que proporciona aos proprietários de edifícios e operadores de pontos de carregamento a liberdade de integrar e gerir um sistema de carregamento que se adapta às suas necessidades específicas, graças à visibilidade dos dados e à supervisão de back-end necessária para gerir eficientemente o seu sistema.

Serviços para apoiar todo o ciclo de vida

A Schneider Electric oferece a solidez de uma rede mundial de técnicos dedicados à melhoria do desempenho da infraestrutura de VE e à manutenção dos ativos nas melhores condições para proteger as empresas e os seus clientes. Juntamente com os seus parceiros certificados, fornece diretamente serviços completos de ciclo de vida, com conhecimentos especializados prestados de forma remota ou através de assistência avançada no local, e abrangendo a instalação, manutenção e reparação. A Schneider Electric fornece o nível adequado de serviço e assistência a cada cliente, tendo em conta o idioma e a infraestrutura locais, e dando prioridade ao tempo de operação, eficiência operacional e tranquilidade.

“O EVlink Pro DC 180 kW tira partido da nossa longa experiência na distribuição elétrica e no setor dos edifícios para oferecer uma abordagem inovadora de infraestrutura e carregamento de veículos elétricos. O nosso compromisso com a interoperabilidade e a integração sem falhas significa que os operadores de edifícios e frotas ganham mais visibilidade, eficiência energética e controlo, enquanto os condutores têm acesso fácil a uma rede de postos de carregamento, uma melhoria muito necessária para a experiência geral de quem tem um VE,” afirma Patricia Pimenta, VP Home & Distribution Iberia da Schneider Electric. “Reforçados por uma rede mundial de técnicos com experiência dedicada, os clientes podem contar com uma experiência de eMobility melhorada em que podem confiar.”

O EVlink Pro DC 180 kW garante capacidades de carregamento fiáveis e consistentes, permitindo aos clientes comerciais e industriais oferecer uma experiência rápida, segura e eficiente aos utilizadores finais, enquanto progridem no seu caminho para a resiliência, descarbonização e independência energética. Entre as principais características deste novo produto encontramos:

  • Potência escalável de 120 a 180 kW e tecnologia preparada para o futuro para simplificar as atualizações e modernizações, com ISO15118 Plug & Charge e preparação para Smart Charging, garantindo que a infraestrutura permanece na vanguarda da inovação.
  • Fiabilidade com certificação de laboratório de terceiros, com uma caixa com proteção anti corrosão C4M, que funciona em ambientes difíceis e temperaturas extremas de até 50°C sem reduzir a potência.
  • Proteção reforçada integrada e botão de paragem de carregamento para garantir uma operação segura.
  • Sensores para detetar choques e entrada de água, com notificações em tempo real em caso de problemas no ponto de carregamento.
  • Facilidade de utilização com o sistema de reconhecimento de veículos AutoCharge, que inicia automaticamente uma sessão de carregamento ao ligar o VE registado, permitindo o carregamento dinâmico simultâneo de dois veículos, para a máxima eficiência de utilização da energia.

A arquitetura de referência da Schneider Electric para soluções integradas garante que as instalações cumprem plenamente as exigências globais dos condutores de veículos elétricos, as limitações de distribuição elétrica, as capacidades de gestão de energia, as considerações operacionais e as regulamentações locais. As funcionalidades de cibersegurança integradas fornecem alta proteção para os ativos e sistemas de TI estratégicos, reduzindo as ameaças relacionadas com a utilização dos postos de carregamento.

Num momento de aumento do número de edifícios e consumidores que geram, armazenam e utilizam a sua própria energia, o EVlink Pro 180 kW é a mais recente adição ao portefólio de produtos para prosumers da Schneider Electric. Vai abranger a implementação de novos postos de carregamento rápido estrategicamente localizadas, para garantir um acesso confortável e um carregamento eficiente aos proprietários de veículos elétricos. Com esta nova solução, a Schneider Electric amplia o seu leque de inovações para criar oportunidades de mercado para edifícios comerciais e industriais e operadores de frotas, com aplicações tanto em parques de estacionamento como na estrada.