Fórmula E: vai começar a temporada 2022!

28/01/2022

25 Vergne Jean-Eric (fra), DS Techeetah, DS E-Tense FE21, action during the pre-season test of the 2021-22 FIA Formula E World Championship, on the Circuit Ricardo Tormo from November 28 to December 2, 2021 in Valencia, Spain - Photo Germain Hazard / DPPI

Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E arranca em Diriyah, na Arábia Saudita.

Serão onze equipas e 22 pilotos à procura do título mundial.

A lista completa é esta que se segue aqui em baixo:

O português António Félix da Costa volta a alinhar na Fórmula E, ele que foi Campeão em 2020.

Félix da Costa permanece na equipa da DS Techeetah, tendo como colega de equipa o Bi-CampeãoJean-ÉricVergne (2018 e 2019).

Em comunicado, António Félix da Costa mostra-se bastante entusiasmado com o reinício da competição: “Mal posso esperar por voltar a correr! Tem sido um defeso particularmente produtivo para nós, dando-nos a oportunidade de melhorar a performance do nosso DS-ETENSEFE21. Toda a equipa está muito forte e ainda mais motivada para este arranque na Arábia Saudita. Diriyah é um circuito de que gosto, pelo que espero que seja um bom presságio para alcançar um resultado forte no início da nova temporada, realizando duas boas corridas”.

16 corridas: de janeiro até agosto

A oitava temporada da modalidade inicia-se a 28 de janeiro e encerra a 14 de agosto. Estão previstas 16 corridas em dez localizações, incluindo três novas cidades (Vancouver, Jacarta e Seul). Estas são as datas e os locais anunciados:

Prova inaugural da temporada

A prova inaugural da época, da Arábia Saudita, será dupla, com duas corridas noturnas, uma prova a 28 de janeiro e outra a 29 de janeiro.

O circuito urbano de Riade inclui 21 voltas, cada uma das quais a perfazer uma distância de 2,49 km.

Regulamentos revistos

Nesta oitava temporada, as corridas de Fórmula E agora podem ter um tempo de corrida adicional de até 10 minutos quando incidentes causarem neutralizações de Safety Car ou Full Course Yellow, durante a corrida de 45 minutos mais uma volta.

Os carros Gen2 da Fórmula E também serão mais rápidos. Os pilotos poderão aproveitar 220kW de potência na oitava temporada, um aumento de 200 kW relativamente à sétima temporada, durante as corridas. A potência durante o AttackMode também aumentará de 235 kW para 250 kW.

Por cá, a Eleven Sports e o Eurosport 2 irão transmitir as corridas.