Fornecimento de hidrogénio verde para clientes em Espanha e Portugal dá primeiro passo

24/02/2021

A Acciona e a Plug Power, empresa de sistemas de baterias de combustível de hidrogénio e soluções de reabastecimento, assinaram um principio de acordo para colocar em marcha uma joint-venture 50%-50% que terá como objetivo converter-se numa plataforma de referência no fornecimento de hidrogénio verde para clientes em Espanha e Portugal, proporcionando um conjunto de produtos e serviços rentáveis e competitivos.

A joint-venture terá sede em Madrid.

Ambas as empresas preveem que a joint-venture desenvolva, opere e mantenha projetos de hidrogénio verde, respondendo à crescente procura na Península Ibérica.

A nova empresa também pretende proporcionar serviços de armazenamento, transporte e entrega aos seus clientes, tendo como foco inicial os segmentos de negócio industrial e de mobilidade.

O objetivo é atingir uma quota de mercado de 20% do negócio de hidrogénio verde em Espanha e Portugal antes de 2030, o que significará um investimento inicialmente previsto de mais de 2.000 milhões de euros.

A JOINT VENTURE TEM COMO OBJETIVO ALCANÇAR UMA QUOTA DE MERCADO DE 20% EM ESPANHA E PORTUGAL

A Plug Power será o fornecedor preferencial de tecnologia de eletrolisador para a joint-venture e a Acciona será o fornecedor preferencial de eletricidade limpa.

A sociedade conjunta também irá utilizar a plataforma blockchain GreenH2Chain da Acciona a fim de oferecer garantias de origem renovável para o hidrogénio fornecido.

A conclusão de fecho desta joint venture está previsto para o final do primeiro semestre de 2021. Os projetos iniciais da nova empresa já se encontram numa fase de desenvolvimento.

A joint-venture combina a melhor tecnologia da Plug Power e a posição da Acciona como o principal distribuidor de energia 100% renovável em Espanha.

hidrogénioA Plug Power é uma empresa inovadora na economia de hidrogénio verde, com mais de 40.000 sistemas de células de combustível, 150 estações de serviço implementadas em todo o mundo, fornecendo mais de 40 toneladas de hidrogénio por dia. A empresa também conta com uma solução integral para a geração de hidrogénio verde que inclui uma tecnologia de eletrolisadores e capacidades de liquefação.

hidrogénioA Acciona é um grupo global que desenvolve e gere soluções de infraestruturas regenerativas, especialmente em energias renováveis. Com 10,5GW em dezasseis países, a produção de energia limpa da companhia é suficiente para abastecer mais de sete milhões de casas em todo o mundo.