As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento para darem os passos necessários no estudo de viabilidade das operações de reciclagem de baterias de iões de lítio na Península Ibérica.
A Galp e a TES vão sondar e envolver neste projeto os produtores de baterias, fabricantes de automóveis, proprietários de frotas de veículos elétricos e outras atividades que possam ser fonte de abastecimento de matéria-prima ou de baterias em fim de vida. Irão igualmente realizar estudos de engenharia com o objetivo de conceber um processo de conversão da matéria-prima em produto reciclado que seja competitivo e sustentável, e que cumpra os requisitos dos clientes.
A Galp está a criar uma unidade de conversão de lítio em Portugal, em parceria com um produtor europeu, a Northvolt, naquilo que será o arranque de uma cadeia de valor de baterias nacional.
A TES está envolvida em todos os aspetos da gestão do ciclo de vida das baterias, incluindo as dos automóveis elétricos, e já opera instalações de reciclagem na Europa, Sudeste Asiático e China.
“As baterias de iões de lítio são vitais para a eletrificação da mobilidade, para a penetração das energias renováveis nos sistemas elétricos e para uma vasta gama de aplicações. Temos de garantir a disponibilidade a longo prazo dos principais materiais das baterias e, para isso, a circularidade é essencial”, afirma Georgios Papadimitriou, vice-presidente executivo de Renováveis e Novos Negócios da Galp. “A reciclagem desempenhará um papel fundamental na sustentabilidade da cadeia de valor das baterias no futuro e isso só acontecerá se colocarmos as competências e conhecimentos necessários a funcionar no presente. É isso que a Galp e a TES estão a fazer”, acrescentou.