GM e Honda vão desenvolver em conjunto veículos elétricos acessíveis

07/04/2022

A General Motors (GM) e a Honda anunciaram planos para expandir o relacionamento das duas empresas para um novo capítulo, desenvolvendo uma série de veículos elétricos acessíveis com base numa nova arquitetura global usando a próxima geração de tecnologia de baterias Ultium.

As empresas estão a trabalhar juntas para permitir a produção global de milhões de veículos elétricos a partir de 2027, incluindo crossovers compactos e aproveitando as estratégias e sinergias de tecnologia, design e fornecimento de componentes das duas empresas.

Tecnologia de baterias

A GM e a Honda afirmam que também irão discutir futuras oportunidades de colaboração em tecnologia de baterias EV, para reduzir ainda mais o custo da eletrificação, melhorar o desempenho e impulsionar a sustentabilidade para futuros veículos.

A GM já está a trabalhar em novas tecnologias como lítio-metal, silício e baterias de estado sólido, juntamente com métodos de produção que podem ser usados rapidamente para melhorar e atualizar os processos de fabrico de células de bateria.

A Honda, por seu lado, tem estado empenhada em tecnologia de bateria de estado sólido que a marca vê como o elemento central de futuros EV.

A Honda estabeleceu já uma linha de demonstração no Japão para baterias de estado sólido e está a caminhar em direção à produção em massa.

“A GM e a Honda compartilharão as suas melhores estratégias de tecnologia, design e fabrico para fornecer EV acessíveis à escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, diz Mary Barra, presidente e CEO da GM que acrescenta: “Este é um passo fundamental para cumprir o nosso compromisso de alcançar a neutralidade de carbono nos nossos produtos e operações globais até 2040 e eliminar as emissões de gases de escape de veículos ligeiros nos EUA até 2035. Trabalhando juntos, colocaremos as pessoas em todo o mundo em EV mais rápido do que poderíamos alcançar por conta própria.”

“A Honda está comprometida em alcançar a nossa meta de neutralidade de carbono numa base global até 2050, o que requer reduzir o custo dos veículos elétricos para tornar a propriedade de um EV possível para o maior número de clientes”, declara Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda. “A Honda e a GM aproveitarão a sua colaboração tecnológica para ajudar a alcançar uma expansão nas vendas de veículos elétricos”.

Estreita ligação em EV e veículos autónomos

A GM e a Honda desenvolveram uma estreita relação de trabalho ao longo de muitos anos, incluindo em vários projetos focados em tecnologias de veículos elétricos e autónomos.

Em 2013, as duas empresas começaram a trabalhar juntas no desenvolvimento de um sistema de célula de combustível de última geração e tecnologias de armazenamento de hidrogénio.

Em 2018, a Honda juntou-se aos esforços de desenvolvimento do módulo de bateria EV da GM.

Em 2020, a GM e a Honda anunciaram planos para desenvolver dois EVs, incluindo o Honda Prologue, a ser lançado no início de 2024, logo seguido pelo primeiro SUV EV da Acura.

Além disso, as empresas têm um relacionamento contínuo com a Cruise e estão trabalhando juntas no desenvolvimento do Cruise Origin, um dos primeiros veículos totalmente autónomos construídos especificamente para viagens e entregas sem condutor.