Helexia e AICEP Global Parques juntas na mobilidade elétrica

13/01/2021

A AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) Global Parques vai instalar nos seus parques empresariais carregadores para veículos elétricos, com investimento, instalação e operação pela multinacional de energia – Helexia.

Para o efeito, a Helexia investiu cerca de 100 mil euros em toda a infraestrutura necessária para a instalação e operação dos postos de carga rápida com tomadas de 50 kW em DC e tomadas de 43 kW em AC.

Cada um dos parques, ZILS Global Parques (em Sines) e BlueBiz Global Parques (em Setúbal), terá um carregador com ligação à rede pública da Mobi.e, que permite ser utilizado por qualquer utilizador com um veículo elétrico ou híbrido Plug-in.

A INSTALAÇÃO DECORRERÁ DURANTE O MÊS DE JANEIRO DE 2021

A Helexia é um operador de soluções de sustentabilidade energética, produção e gestão de energia (solar) e mobilidade elétrica. Com um modelo de negócio que a coloca ao lado do cliente, a Helexia está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento até à operação e manutenção, e aporta toda a capacidade técnica, legal, construção e financiamento.

A AICEP Global Parques – Gestão de áreas Empresariais e serviços S.A é uma empresa do setor empresarial do Estado, especialista na gestão de parques industriais e em soluções de localização empresarial e tem como objetivo principal captar e acompanhar a instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro, oferecendo as soluções mais adequadas de localização empresarial. A AICEP Global Parques, tem sob gestão direta três soluções de localização empresarial e Industrial distintas que permitem acolher projetos de todos os tipos e dimensões e dos mais diversos sectores, como por exemplo, da energia, da petroquímica, da logística, aeronáutica, agroalimentar, metalomecânica, das novas tecnologias e telecomunicações.

“Acreditamos que uma rede de carregamento, distribuída e de qualidade é essencial para o crescimento da mobilidade elétrica e queremos estar presentes em zonas onde os clientes se dirigem para realizar uma ação, facilitado a sua gestão de tempo diária. Esta parceria com a AICEP Global Parques, cumpre estes requisitos, que para nós são fundamentais”, salienta João Guerra, Diretor de Marketing da Helexia.

Sintra também em estudo

Integrado na política de Responsabilidade Social Corporativa com preocupação também pelo ambiente, a AICEP Global Parques, em parceria com a Helexia, está a estudar a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos rápidos igualmente no parque de Albarraque, em Sintra.

Segundo a comissão Executiva da AICEP Global Parques: “Este é um importante serviço complementar que pretendemos disponibilizar aos nossos clientes e a todos os que nos visitam. Um serviço em plena e total harmonia com o plano de mobilidade elétrica associado à transição energética que o Governo pretende implementar em Portugal e que será certamente também mais um fator diferenciador e de maior competitividade dos Parques industriais geridos pela AICEP Global Parques”.

Assinatura de contrato entre a Helexia e a AICEP Global Parques