Helexia Portugal vence troféu Frota Verde 2022

08/12/2022

A Helexia Portugal acaba de conquistar o troféu “Frota Verde” nos Prémios Fleet Magazine 2022. Para conseguir obter este galardão, a frota da Helexia foi distinguida com a melhor classificação energética na avaliação desenvolvida pela ADENE – Agência para a Energia. Na atribuição dos prémios, são também analisados e pontuados variados parâmetros de eficiência e de melhoria de consumo energético, de acordo com a metodologia MOVE+.

Em 2020, 55% da frota da Helexia era composta por veículos elétricos e híbridos plug-in. Um ano depois, 58% da frota já estava eletrificada. E em 2022 a aposta continuou e cresceu ainda mais, com 77% da sua frota livre do consumo de combustíveis fósseis.

Desde o início da certificação MOVE+ (2020), a Helexia conseguiu os seguintes resultados:

  • Redução de 20% no consumo específico de energia
  • Diminuição de 18% nas emissões específicas de CO2

Em dois anos, foram também melhoradas as práticas internas ao nível da gestão e utilização dos carros, bem como a gestão de condutores e da manutenção. Assim, e além da substituição gradual de viaturas térmicas por eletrificadas, foram implementadas as seguintes medidas na empresa:

  • Ações de motivação junto da equipa de trabalho, sob forma de incentivar uma condução mais eficiente;
  • Divulgação dinâmica e contínua de relatórios fornecidos aos condutores sobre o seu desempenho;
  • Ações de formação em eco-condução;
  • Equipar os veículos com pneus com classe energética superior a C;
  • Procedimentos de verificação periódica da pressão de pneus.

Marta Jordão, diretora de Operações na Helexiadisse:”É com grande orgulho que recebemos este Prémio. Na Helexia acreditamos em potenciar e combinar sustentabilidade económica e ecológica na transição energética, por isso, desde 2019 que estamos a trabalhar no objetivo de tornar a nossa frota mais verde e com menor impacte ambiental. Este Prémio é o reconhecimento do nosso percurso para a descarbonização e vem fortalecer ainda mais o nosso foco para o que são os desafios da Helexia. Um especial agradecimento à ADENE por todo o apoio prestado e reconhecimento, bem como à Fleet Magazine pela iniciativa para atribuição destes prémios”.

O MOVE+ é um sistema de análise e classificação do desempenho energético de frotas automóveis desenvolvido pela ADENE. No caso da Helexia o MOVE+ veio trazer uma maior consciência interna sobre o desempenho da empresa na mobilidade. Este prémio vem reconhecer a aposta que tem sido feita na melhoria contínua da frota ao nível da eficiência energética.