Hyundai lança Robotáxi no final do ano: 100% elétrico e 100% autónomo

09/01/2023

A Hyundai vai lançar um táxi totalmente autónomo em Las Vegas, EUA, no final de 2023, e já está na fase da contagem decrescente.
Esse táxi autónomo, um Robotáxi nas palavras da Hyundai, é inspirado no Ioniq 5, tendo o fabricante lançado uma campanha “teaser” que demonstra o veículo a rolar pelas artérias de Las Vegas.

A iniciativa conta com a parceria da Motional, líder mundial em condução autónoma e com a Hyundai Motor Group.

O vídeo da campanha demonstra a condução autónoma de nível 4 do Ioniq 5 Robotáxi e evidencia a sua segurança enquanto percorre as estradas de Las Vegas, onde o primeiro modelo comercial será lançado no final de 2023.

“Com 42,5 milhões de visitantes por ano, Las Vegas, conhecida como a ‘capital mundial do entretenimento’, é um ponto de referência para o transporte de pequena duração, tornando-o o local perfeito para o lançamento do Hyundai Ioniq 5 Robotáxi. Como muitos visitantes optam pelo serviço de táxi durante a sua visita à cidade, o veículo totalmente autónomo será a forma perfeita para deslocações em segurança”, afirma o construtor.

O vídeo também retrata como este destino turístico de renome oferece todo o tipo de cenários invulgares para os testes e recolha de dados do Robotáxi.

A HYUNDAI E A MOTIONAL EQUIPARAM O HYUNDAI IONIQ 5 ROBOTÁXI COM UM CONJUNTO DE SENSORES E SOFTWARE PARA PROPORCIONAR UMA CONDUÇÃO AUTÓNOMA SEGURA PARA A SUA ESTREIA OFICIAL NO MERCADO.

O Hyundai Ioniq 5 Robotáxi utiliza os seus mais de 30 sensores avançados – uma combinação de câmaras, radares e LIDAR (sistema base da condução autónoma) – e o sistema de computação a bordo para conduzir com segurança.

No vídeo podemos assistir à recolha de um passageiro na entrada de um hotel que se encontra cheio, e o Hyundai Ioniq 5 Robotáxi reconhece o seu passageiro e, à semelhança de um motorista experiente, recolhe-o em segurança.

Após o lançamento em Las Vegas, o Robotáxi da Hyundai estará também disponível em Los Angeles e, numa fase posterior, noutras grandes cidades, tanto nos EUA, como a nível mundial, anuncia o fabricante que exemplifica outros possíveis locais que poderão receber o modelo: o Robotáxi já está a aprender a dominar as ruas estreitas de Boston, a gerir a condução à esquerda em Singapura e a viajar paralelamente nas pistas protegidas para bicicletas de San Diego, como parte de um regime de treino.

Para além de serem seguros, os veículos elétricos autónomos como o Hyundai Ioniq 5 Robotáxi também apoiam a mobilidade sustentável, graças ao facto de serem viaturas de zero emissões, apresentando-se, assim, como uma alternativa sustentável e amiga do ambiente face aos veículos convencionais.