IVA de compra de bicicletas baixa para a taxa mínima de 6%

24/11/2022

O IVA na compra de velocípedes vai passar a ser de 6%, segundo uma proposta aprovada esta semana na Assembleia da República, no âmbito da discussão e votação na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2023.

A proposta aprovada partiu do Partido Livre obteve os votos favoráveis de todos os partidos, exceto PSD e Chega que se abstiveram.

A reparação e manutenção destes veículos já beneficia de taxa reduzida, mas, a partir de 1 de janeiro do próximo ano, essa taxa também irá recair sobre a aquisição de bicicletas.

Na nota explicativa, o Livre diz que “a Portugal não basta querer integrar o pelotão da frente dos países desenvolvidos no que tange à redução do consumo de combustíveis fósseis, à saúde da população, à mobilidade no espaço público: para tanto, há que adotar medidas que o posicionem no lugar da frente”.

O grupo parlamentar cita a “Resolução do Conselho de Ministros nº 131/2019, que aprovou a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030” que estipula, dentre outras, a meta de que pelo menos 10% das deslocações nas cidades portuguesas sejam feitas em bicicleta até 2030, sendo que em 2025 o objetivo é que esse número se cifre já nos 4%.

“Tal ambição, essencial à proteção do ambiente, à redução do consumo de combustíveis fósseis, à saúde e economia das pessoas e à qualidade de vida das e nas cidades, exige, naturalmente, medidas que estimulem a mudança de paradigma da viatura automóvel para a bicicleta. Dentre diversas, a redução do IVA na sua aquisição, na linha do que já se passa com os serviços de reparação, afigura-se como um passo que não deixando de ser modesto, é todavia essencial e capaz de ajudar pela qual o ambiente, a saúde e o espaço público anseiam”.