Kia quer ser nº 1 no mundo em veículos elétricos e conectados: os planos para lá chegar

22/03/2022

A Kia deu a conhecer mais informações sobre seu compromisso estratégico em assumir uma posição de liderança na mobilidade sustentável, até 2030.

A visão, apresentada durante o evento virtual “CEO Investor Day de 2022”, alicerça-se em três pilares fundamentais – “pessoas”, “planeta” e “lucro” – com base nos quais a Kia procurará aumentar o valor dos seus produtos para o consumidor, bem como fomentar o talento, reduzir as emissões de carbono e gerar proveitos de acordo com uma política de empresa responsável.

Durante o evento, a Kia anunciou os quatro objetivos de negócio principais que pretende alcançar até 2030:

acelerar a eletrificação e atingir vendas anuais de 1,2 milhões de veículos elétricos a bateria (Battery Electric Vehicles, BEV);

► alcançar quatro milhões de vendas anuais de automóveis, incluindo mais de dois milhões de modelos ecológicos;

expandir a aplicação da funcionalidade “connected car” e as tecnologias de condução autónoma a todos os seus novos modelos;

e tornar-se a marca número 1 mundial em veículos para fins específicos (Purpose Built Vehicles, PBV).

A Kia pretende atingir já em 2022 vendas globais de 3,15 milhões de unidades, perspetivando um aumento desse volume para quatro milhões de unidades em 2030, o que representa um aumento de 27%.

A empresa pretende ainda estabelecer uma estratégia de fornecimento e procura de baterias, bem como aperfeiçoar a tecnologia deste componente, uma vez que a procura deverá aumentar significativamente dos 13 GWh para os 119 GWh em 2030, devido ao aumento das vendas de VE.

A Kia planeia fornecer baterias cujas células serão fabricadas através de uma joint venture com um produtor indonésio, estabelecendo simultaneamente um sistema de oferta e procura de baterias com base num esquema de outsourcing que envolve fabricantes mundiais. Além disso, a empresa prevê aumentar a densidade de energia das suas baterias em 50% até 2030 e reduzir os custos de produção em 40%, melhorando não só o desempenho como a competitividade em matéria de preços.

Para este crescimento, em muito contribuirá o peso crescente dos veículos amigos do ambiente no portefólio da marca, designadamente elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos elétricos (HEV).

Aqui reside o principal foco da empresa nos próximos anos, que em termos práticos deverá significar, entre 2022 e 2030, um aumento de 17% para 52% do peso destes veículos nas vendas globais da marca.

Nos mercados principais onde a legislação ambiental é mais exigente e, por essa via, existe uma procura crescente de VE, como são os casos da Coreia do Sul, América do Norte, Europa e China, a Kia prevê mesmo aumentar a proporção de vendas de unidades ecológicas de automóveis em até 78% antes do final de 2030.

Expansão da gama de BEV para 14 modelos em 2027

A partir de 2023, a Kia tenciona lançar no mínimo dois modelos elétricos por ano, cadência que permitirá cumprir o objetivo de disponibilizar uma gama completa com 14 carros deste tipo até 2027.

Ao seu plano anterior que previa o lançamento de 11 novos modelos até 2026, a marca vai deste modo acrescentar duas pick-up elétricas (uma produzida a partir de uma plataforma específica e outra que será um modelo estratégico para mercados emergentes), assim como um modelo BEV de nível básico.

O modelo EV9 funcionará como o elétrico de referência da marca, cujo lançamento ocorrerá em 2023. Embora o EV9 seja um SUV de grande dimensão (com um comprimento total de cerca de 5 metros), o fabricante promete uma boa capacidade de aceleração (apenas 5 segundos dos 0 aos 100 km/h) e uma autonomia de cerca de 540 km com carga completa. Com um carregamento de apenas seis minutos, irá conseguir oferecer 100 km de autonomia.

O EV9 disponibilizará igualmente dois serviços em estreia na Kia: OvertheAir (OTA) e Funcionalidades a Pedido (Features on Demand, FoD), que permitirão aos utilizadores adquirir seletivamente funções de software. Além disso, este será o primeiro modelo a estar equipado com a tecnologia de condução autónoma AutoMode, da Kia.

Kia alcançará 1,2 milhões de vendas de BEV em 2030

O lançamento de modelos novos, como o EV9, é o principal motor para o aumento de vendas dos BEV. Começando nas 160 mil unidades vendidas durante o corrente ano, a marca pretende passar para as 807 mil em 2026 e para 1,2 milhões em 2030, o que representa um aumento de 36% em relação ao objetivo de vendas de VE anunciado no CEO Investor Day do ano transato.

A Kia prevê ainda que mais de 80% das suas vendas de BEV nesse ano tenham origem na Coreia do Sul, América do Norte, Europa e China, sendo que esse tipo de automóveis deverá representar uma parcela de 45% das vendas totais da marca nesses mercados.

A empresa conta obter 39% do seu lucro operacional com a venda de BEV em 2026, fruto da redução dos custos fixos resultante da expansão do volume de produção e da poupança decorrente do desenvolvimento tecnológico. Além disso, em 2026, a Kia espera que a contribuição da sua gama de veículos amigos do ambiente para o seu lucro operacional alcance os 52%, ultrapassando assim a dos modelos com motor de combustão interna.

Fábricas e centros de investigação com diferentes papéis

De forma a corresponder à crescente presença de VE na gama da marca, os papéis das diferentes unidades de produção da Kia também sofrerão adaptações.

Assim, a Coreia do Sul servirá como centro de investigação, desenvolvimento, produção e fornecimento de VE, ao passo que outros centros de produção mundiais fabricarão VE estratégicos para cada mercado.

Na Europa, por exemplo, os VE de pequena e média dimensão começarão a ser produzidos em 2025.

Já nos EUA, onde os SUV médios e as pick-ups são muito populares, a produção destes veículos passará a ser feita localmente a partir de 2024.

Na China, a Kia prevê a introdução de modelos elétricos de média dimensão nas suas linhas de montagem a partir do próximo ano; finalmente, na Índia, a marca planeia começar a produzir modelos VE básicos e médios em 2025.

A partir de 2025, todos os modelos novos da Kia passarão a estar equipados com as mais avançadas funcionalidades de carro conectado disponíveis no mercado. Com a disponibilidade dos serviços de atualizações de software Over The Air (OTA) e Features on Demand (FoD) em toda a gama Kia, os clientes poderão manter os seus veículos atualizados em várias vertentes respeitantes à funcionalidade e tecnologia.

A Kia espera que os serviços de conectividade venham a desempenhar um papel importante em diversas áreas da mobilidade, nomeadamente no car-sharing, no car-hailing e nos serviços de entregas.

AutoMode, a condução autónoma da Kia

Por seu turno, o pacote de tecnologias de condução autónoma da marca, denominado “AutoMode”, será rapidamente expandido na sua gama de modelos, a começar pelo EV9, já em 2023. O desempenho deste sistema será otimizado através de atualizações sem fios e aperfeiçoado à medida que a tecnologia se for desenvolvendo. No futuro, incluirá também a função de condução em autoestrada (Highway Driving Pilot), sem que seja necessária a intervenção do condutor.

Até 2026, será disponibilizada tecnologia de condução autónoma em todos os novos modelos lançados nos mercados principais, com uma taxa de adesão que deverá ultrapassar os 80%.

A longo prazo, a Kia planeia desenvolver ainda mais o sistema AutoMode e introduzir uma tecnologia de condução totalmente autónoma.

A marca concentrar-se-á também em oferecer um design diferenciado para os seus produtos e em expandir a sua oferta de modelos de alto desempenho. Começando com o lançamento do EV6 GT de alta performance, a Kia planeia expandir as versões GT a toda a sua gama de modelos BEV.

Purpose Built Vehicles: veículos personalizados

A Kia pretende ainda fornecer serviços de mobilidade adaptadas às diferentes necessidades de pessoas e empresas, focando-se nos Purpose Built Vehicles (PBV).

A curto prazo, a Kia pretende desenvolver PBV derivados dos seus modelos atuais – como é o caso do Niro Plus, a lançar numa fase posterior do corrente ano. O Niro Plus, por seu turno, basear-se-á no Niro SUV e será usado para serviços de táxi e car-hailing.

A médio/longo prazo, a Kia criará PBV baseados numa plataforma específica. Estes serão desenvolvidos como estruturas flexíveis assentes numa plataforma plana de EV semelhante a um skate, de modo que as respetivas dimensões e o formato possam ser adaptados de acordo com a finalidade e as exigências dos clientes.

A Kia lançará o seu primeiro modelo PBV com plataforma específica em 2025, altura em que se prevê que o mercado deste tipo de veículos já tenha amadurecido. Em termos de dimensões, este primeiro modelo será semelhante a um veículo médio, embora com a adaptabilidade inerente. Com ele, a Kia pretende proporcionar uma comodidade total e oferecer 600 mil quilómetros de durabilidade, através da aplicação de funções OTA e de tecnologia de condução autónoma – que diminuem os custos operacionais para os utilizadores.

Resumo da estratégia de médio/longo prazo da Kia

Eletrificação 2027: Kia terá uma gama de BEV composta por 14 modelos (plano anterior: 11 modelos até 2026).

2022: O objetivo de vendas de BEV é de 160 000 unidades, 5% do objetivo de vendas anual.

2026: O objetivo de vendas de BEV é de 807 000 unidades, 21% do objetivo das vendas totais anuais.

2030: O objetivo de vendas de BEV é de 1,2 milhões, 30% das vendas totais.

– Produzir EV nos EUA, Europa, China, Índia e Coreia do Sul.

Estratégia de produto Tecnologia de condução autónoma designada como “AutoMode”.

2025: 100% dos novos veículos lançados com tecnologia “car connect”.

2026: 100% de todos os veículos novos lançados nos mercados principais terão tecnologia de condução autónoma.

Estratégia PBV Criar canal de comunicação específico para clientes de PBV

Curto prazo: lançamento de PBV derivados (carrinha Ray de 1 lugar, Niro Plus, etc.).

Médio/longo prazo: Lançar os primeiros PBV com plataforma específica, usando a plataforma tipo skate dos EV.

Uma vez iniciada a comercialização a larga escala, a Kia diversificará a sua gama de PBV.