Lançado novo serviço para utilizar veículos de 1 a 18 meses

10/06/2024

O grupo Astara lançou um novo serviço de subscrição que permite a utilização de um veículo ou mais veículos apenas pelo período de tempo necessário e de acordo com as exigências de cada momento.

 

O novo serviço, que é agora lançado em Portugal após cinco anos de implantação em Espanha, tem por base uma plataforma 100% digital, na qual estão disponíveis modelos de todos os segmentos para subscrição, tanto para utilização particular como profissional.

Trata-se da aplicação ao mundo automóvel de um conceito com sucesso comprovado noutros setores – como a música ou o audiovisual – em que o consumidor usufrui de um determinado serviço por um preço mensal fixo, mas, neste caso, com uma menor escala de compromisso e rigidez quando comparado com outras soluções como, por exemplo, o renting ou a locação financeira.

“Face às soluções convencionais de rent-a-car, o serviço agora estreado pela Astara oferece maior duração e preços mais competitivos, permitindo ainda ao utilizador escolher um modelo e motorização específica”, sublinha o grupo.

Para Pedro Pinto, responsável por esta nova área de negócio da Astara, “a modalidade de subscrição vem inaugurar um novo patamar de flexibilidade e de capacidade de adaptação ao quotidiano de pessoas e empresas, ao mesmo tempo que significa um importante contributo para uma mobilidade mais sustentável, com a oferta de soluções de última geração”.

Gama alargada de viaturas

Até final do ano, a Astara conta expandir o catálogo já disponível a mais de 400 unidades para subscrição. Este portefólio inclui modelos de quatro das marcas que representa – Kia, Mitsubishi, Maxus e Isuzu – bem como a gama Suzuki e ainda o pequeno elétrico de dois lugares “Microlino”.

Neste leque de escolha, que futuramente será alargado com modelos de outras marcas não representadas pelo grupo Astara, incluem-se veículos de passageiros e comerciais ligeiros, abrangendo elétricos, híbridos, de combustão interna ou movidos a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL).

Os modelos disponíveis na plataforma têm uma idade máxima de dois anos, no caso dos ligeiros de passageiros, ou de três anos, no caso dos comerciais, sendo as entregas realizadas dentro de um período de três a sete dias.

Estão contemplados planos de subscrição com prazo mínimo de 1, 3, 6, 9, 12 ou 18 meses, sendo o valor mensal mais reduzido quanto maior for a duração contratada.

Atrativo para empresas e entidades públicas

“Além da versatilidade de escolha que oferece a particulares, o novo serviço é especialmente atrativo para empresas ou entidades públicas, que assim podem reforçar a frota para determinada tarefa apenas durante o período em que é necessário”, refere a empresa que indica que os benefícios fiscais são equivalentes aos da aquisição ou das rendas de locação, incluindo IVA dedutível e tributação autónoma reduzida.

Sobre a aplicação neste segmento, Pedro Pinto realça “a grande vantagem que representa a possibilidade de introdução nas frotas de veículos mais eficientes, equipados com as mais recentes tecnologias de eletrificação, ajudando a cumprir os cada vez mais exigentes critérios ESG”.

Outra das características deste serviço é a quilometragem mensal alargada, de até 2000 km. O valor mensal inclui ainda seguro de danos próprios com várias opções de franquia, manutenção programada nas respetivas marcas, seguro de responsabilidade civil, pneus Ilimitados, assistência em viagem, dispositivo de Via Verde e veículo de substituição em imobilizações superiores a cinco dias.

O processo de registo e subscrição deste novo serviço da Astara é feito através do portal www.astaramove.com ou da aplicação “Astara Move”, disponível nas plataformas Android e iOS.