O plano pressupõe a reinvenção da Jaguar como marca de luxo integralmente elétrica, a partir de 2025, e a eletrificação da Land Rover com o lançamento nos próximos cinco anos de seis versões puramente elétricas. E a aposta no hidrogénio, através de veículos fuel cell.
Carbono zero em 2039
A estratégia, anunciada pelo CEO da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré, visa tornar a empresa, que reúne estas duas marcas, carbono zero até 2039: “O objetivo da Jaguar Land Rover é atingir zero emissões de carbono na sua cadeia de fornecedores, produtos e operações até 2039”, indica a fabricante.
Para essa meta, há o compromisso de destinar no orçamento anual do fabricante, aproximadamente 2,5 mil milhões de libras (2,8 mil milhões de euros).
Essa verba será canalizada para investimentos em tecnologias de eletrificação e no desenvolvimento de serviços conectados para melhorar as deslocações e as experiências dos clientes, bem como em tecnologias centradas na informação que vão reforçar o ecossistema de utilização.
Investimento em hidrogénio
Um dos pontos relevantes é a adoção da tecnologia de bateria de combustível de hidrogénio limpo.O desenvolvimento já está em curso e os protótipos vão chegar às estradas do Reino Unido nos próximos 12 meses, integrado num programa de investimento a longo prazo.
Dentro do grupo, a Land Rover deverá ser o emblema preferencial a acolher versões fuel cell, dado que a fórmula de conseguir maiores autonomias elétricas e zero emissões locais sem tornar os já de si pesados SUV britânicos mais “gordos” (com mais packs de baterias) é apostar na produção de eletricidade a bordo, via células de combustível e hidrogénio.
Os modelos de maior porte do construtor, como o Range Rover, Range Rover Sport ou Range Rover Velar, são, por isso, aqueles que estão mais na calha para vir a adotar a tecnologia fuel cell no futuro.
Este movimento da Jaguar Land Rover está também a ser impulsionado pelo anúncio do governo inglês de abandonar a comercialização de modelos com motores de combustão em 2035.
Plataformas a usar
Até 2030, a Jaguar e a Land Rover vão disponibilizar um conjunto de modelos com energia totalmente elétrica em todas as suas respetivas gamas.
Por essa altura, em complemento dos 100% das vendas Jaguar, espera-se que cerca de 60% dos Land Rover vendidos sejam também de veículos equipados com motores sem emissões de gases de escape.
Em complemento, a Land Rover irá também utilizar a Electric Modular Architecture (EMA) que permite também a utilização de motores ICE eletrificados avançados.
Os futuros modelos Jaguar serão produzidos numa arquitetura exclusivamente elétrica.
Numa perspetiva de produção, isto significa que a Jaguar Land Rover irá manter as suas instalações de produção e montagem no Reino Unido e em todo o mundo. Além de produzir a arquitetura MLA, a fábrica de Solihull, em West Midlands, vai sedear a futura plataforma de eletrificação avançada da Jaguar.
Jaguar será 100% elétrica
“Em meados desta década, a Jaguar irá emergir como uma nova marca luxo puramente elétrica com um portefólio de grande beleza, com designs emocionais e envolventes, e tecnologias pioneiras de nova geração”, promete o construtor.
Primeiro Land Rover EV em 2024