Lexus testa próximos EV e explica nova tecnologia de tração que usará

08/12/2020

Numa altura em que está no mercado o elétrico UX300e, a Lexus revelou uma das tecnologias centrais da sua estratégia “Lexus Electrified”, a Direct4. Consiste num novo sistema de controlo de condução elétrico projetado para a sua próxima geração de veículos eletrificados, tanto híbridos, como 100% elétricos.

Explica a divisão de luxo do Grupo Toyota que o Direct4 “controla com precisão o binário dos motores elétricos dianteiros e traseiros, e a força de travagem nas quatro rodas. Ao ajustar automaticamente o equilíbrio das trações dianteira e traseira, o sistema adapta as condições de condução às intenções do condutor, alterando a sensação de condução e conferindo ao automóvel a melhor postura”.

O sistema recorre a um e-eixo (e-axle) dianteiro e a outro traseiro, cada um com um motor elétrico de alto binário, com foco na distribuição ideal da força motriz. Como o motor está diretamente ligado às rodas por um único eixo de transmissão, a operação é rápida.

O DIRECT4 FUNCIONARÁ COMO UM SISTEMA DE TRAÇÃO INTEGRAL PARA HÍBRIDOS E PARA EV DA LEXUS.

“O seu modo de operar é intuitivo e muito responsivo, conferindo ao condutor a genuína sensação de estar totalmente ligado ao veículo”, salienta a marca japonesa.

Na apresentação desta tecnologia foi exibido um teaser que espelha, segundo o construtor, a futura linguagem de design dos seus elétricos.

O teaser da grelha, que deixa ver pouco, é este:

Lexus Direct4 teaser

Esse novo concept, que assenta na plataforma e-TNGA, será revelado durante o primeiro trimestre de 2021, informa a Lexus.

Nesta apresentação, o fabricante fez também uso de um dos protótipos EV que tem estado em testes, um SUV, cujas imagens partilhamos aqui em baixo.