Marca chinesa chega a Portugal com gama de comerciais 100% elétricos

11/03/2022

Há uma nova marca com propostas elétricas a lançar-se em Portugal. Trata-se da chinesa DFSK, a qual pretende apostar para o mercado português “em soluções elétricas compactas e eficazes, permitindo complementar os serviços e a logística urbana em geral”.

O construtor está a lançar o modelo eC35. No final do verão será a vez da comercialização do chassis cabine eC31. Ambos os produtos têm cinco anos de garantia ou 120 mil quilómetros.

Furgão eC35

Depois de ter sido apresentado em Espanha no princípio do outono de 2021, o eC35 chega agora em março aos stands da marca em Portugal.

O modelo DFSK eC35 é um furgão elétrico compacto, com autonomia para 330 km. Possui tração traseira e oferece uma capacidade de carga superior a uma tonelada.

Em termos de volume de carga, ultrapassa os 5 m3. O veículo apresenta duas portas laterais deslizantes de origem, facilitando o picking e as operações de carga/descarga.

Existem duas versões: a versão furgão de dois lugares; e uma variante mista de quatro lugares, com um volume de carga de 3 m3.

O eC35 tem fecho centralizado de portas, vidros elétricos, direção assistida, ar condicionado, rádio MP5 com sistema Android, câmara e sensores de estacionamento. Tem HAC/HDC, ABS+ EBD e ESP+ ESC.

A bateria é de Lítio LiFePO4, tendo 39 kWh e arrefecimento a água. O tempo de carregamento até 80% da sua capacidade é em 90 minutos, num carregador até 60 kW – numa tomada residencial precisa de carregar em 8 horas. A potência do motor é de 60 kW.

Relativamente a preços, o furgão DFSK eC35 tem a seguinte tabela:

⦁ 2 lugares – €26490 + despesas + IVA
⦁ 4 lugares – €27600 + despesas + IVA
⦁ Versão 2 lugares IPSS T1 €28000 + despesas + IVA

“Queremos ser uma solução junto das IPSS e o nosso furgão possui algumas caraterísticas abonatórias como, por exemplo, o facto de ter duas portas laterais deslizantes de origem, permitindo um acesso diferenciado e evitando contaminações”, diz Francisco Sales Galhoz, responsável da Irrimac.

“Ao dividir o espaço de carga em três partes distintas, conseguimos ainda cerca de três m3 de volume na zona acessível pela porta traseira, o que permite uma grande versatilidade do conjunto. Ou seja, cumprimos as exigências T1 para este efeito. Estamos também a estudar a ficha técnica T2, para a entrada pela porta traseira para cadeira de rodas”, diz Francisco sales Galhoz.

Furgão eC31

O eC31 trata-se de um chassis cabine, com tração traseira, autonomia para 280 km e capacidade de 1300 Kg de carga. A viatura mede 4730 x 1655 x 1960 mm, respetivamente, de comprimento, largura e altura.

A Irrimac, que vai ter a representação da marca DFSK, destaca o facto do furgão admitir “mais de uma dezena de possíveis transformações de carroçarias, o que vai facilitar a sua utilização em ambiente urbano, principalmente na logística dentro da cidades, dando suporte ao aumento verificado do e-commerce”.

Por outro lado, complementa a Irrimac, “pode vir a complementar as empresas de serviços e os serviços municipais”.

“Em termos de volume de carga, fica perto dos 7 m3”, informa a Irrimac.

Com lotação para duas pessoas, o furgão está equipado com fecho centralizado de portas, vidros elétricos, direção assistida, ar condicionado, rádio MP5 com sistema Android e câmara de estacionamento traseira.

Possui sistema de ajuda nas subidas HAC/HDC, além dos obrigatórios sistemas de travagem anti bloqueio (ABS+EBD), assim como o controlo de estabilidade (ESP+ ESC).

Os responsáveis da marca em Portugal destacam que o chassis do eC31 é “reforçado com seis molas de lâminas, o que permite uma excelente altura ao solo”.

As baterias estão colocadas na zona ventral e não junto do eixo traseiro.

Com uma bateria de Lítio LiFePO4 de 39 kWh arrefecida a água, consegue carregar até 80% da sua capacidade em 90 minutos, num carregador até 60 kW, sendo que numa tomada residencial carrega em 8 horas.

A potência do motor é de 60 kW.

Nesta fase, a Irrimac informa que vai começar a aceitar pré-encomendas para este novo modelo eC31 da marca DFSK, cujas primeiras entregas a clientes finais vão acontecer a partir de junho.