Marca de motos elétricas Energica chega a Portugal

05/03/2023

O Museu da Eletricidade, em Portugal, deu energia às apresentação da Energica, a marca italiana de motos elétricas, que chega agora a Portugal através da Moteo Portugal.

Em Lisboa, a Watt – Electric Moving é o primeiro concessionário da Energica que já está em breve conta ter representação no Porto e no Algarve. Em todo o mundo, a marca italiana tem 135 pontos de venda e registou em 2022 um crescimento de 67%.

A gama Energica é composta pelos modelos Ego, Evo Ribelle, EsseEsse9+ e a Experia. Todos eles têm inspiração em modelos de competição, onde a Energica começou a atuar.

Uma das características da Energica é permite um elevado grau de personalização, sendo que há características que são transversais a todos os modelos, como:

– VCU (Vehicle Control Unit): bateria, inversor, carregador, motor e sensores são constantemente monitorizados e geridos pela VCU;

– Sistema sem chave: disponível como opcional em todos os modelos;

– Sistema Ride-by-Wire: assegura uma experiência de condução perfeita, com quatro módulos pré-configurados (Eco, Urbano, Molhado e Desportivo), quatro modos de travagem regenerativa e seis modos de controlo de tração;

– Painel TFT: todos os modelos equipam com painéis TFT entre as 4,3’’ e 5’’ com toda a informação relevante;

– Assistência parque: modo de parque disponível para ajudar em manobras a baixa velocidade com marcha nos dois sentidos limitada a 3,5 km/h;

– eABS Energica: sistema patenteado que atua em conjugação com o sistema de controlo de tração para controlar a roda traseira.

 

Todas as motos estão equipadas com cabo de carregamento para ficha doméstica (tem estimado de 7 horas) e um cabo de carregamento rápido tipo 2 (40 minutos para obter 80% da carga).

Autonomia acima dos 400 km

No que respeita à autonomia, a marca anuncia para para todos os modelos uma capacidade de 420 km em cidade, 256 km e ciclo combinado e 208 km em percurso extra-urbano.

O stock de motos é reduzido devido ao facto de ser serem altamente personalizáveis. O prazo de entrega varia entre quatro a seis semanas. No entanto, estão disponíveis para entrega imediata alguns modelos standard.