A Mazda é das marcas com menos opções elétricas (tem apenas um modelo, o MX-30), fruto, entre outras razões, da sua aposta no conceito de multienergia – consiste na estratégia de disponibilizar todo o tipo de modos de propulsão que garanta aos clientes uma variedade de escolha tão grande quanto possível.

 

Um ano depois de ter desvendado no Japan Mobility Show de 2023, o Mazda Iconic SP, um concept de dois lugares de nova geração que foi concebido com a intenção real de se tornar num modelo de produção num futuro não muito distante, o construtor deu a conhecer que tipo de motor se encontra sob o capot.

Consiste num sistema EV rotativo de dois rotores: “O inovador motor rotativo da Mazda é altamente escalável, funcionando com combustíveis e gerando eletricidade a partir de fontes neutras em termos de carbono”.

A combinação de um motor rotativo de dois rotores com um sistema EV proporciona ao Mazda Iconic SP uma potência máxima de 370 cv.

“Existem várias fontes de energia para obter combustíveis neutros em termos de carbono”, afirma Naohito Saga, Diretor Executivo de Planeamento Estratégico de I&D, de Neutralidade Carbónica e de Inovação de Custos da Mazda Motor Corporation sobre a variedade de fontes de combustível disponíveis para veículos a gasolina e a gasóleo. “Há diferentes combustíveis sintéticos, produzidos com hidrogénio e CO₂, bem como biocombustíveis produzidos a partir de matérias-primas, incluindo plantas, que são compatíveis com motores a gasolina e a gasóleo, respetivamente.”

No contexto da transição gradual da indústria rumo à eletrificação, esta inovação do motor rotativo poderá surgir como uma solução crucial a longo prazo, entende a Mazda. “O motor rotativo consegue ser muito compacto e muito potente ao mesmo tempo”, refere Saga. “Essa é uma vantagem, mas também pode ser alimentado por vários tipos de combustíveis, o que nos pode dar uma vantagem na corrida para encontrar uma solução viável para o futuro da mobilidade”.

De acordo com Saga, independentemente do combustível neutro em termos de carbono que venha a tornar-se mais comum, o motor rotativo tem capacidade para se adaptar. Isto significa que, ao utilizar combustíveis com baixas emissões de CO2 no processo de refinação, o grupo propulsor do Mazda Iconic SP tem potencial para reduzir as emissões em até 90% na perspetiva LCA (Life-Cycle Assessment).

Capturar o CO2 das emissões de escape

De igual forma, a Mazda está também a desenvolver uma tecnologia de nova geração para capturar o CO₂ das emissões de escape, atualmente estimado em cerca de 20%. A marca pensa que este projeto poderá conduzir a Mazda a um passo mais além e fazer com que evolua para um fabricante neutro em termos de carbono.

“Atualmente, participamos em competições de resistência Super Taikyu, no Japão, com o objetivo de testar o potencial dos combustíveis neutros em carbono, mas, no futuro, pretendemos também experimentar a tecnologia de captura de CO2″, refere Saga acerca do envolvimento na competição. Este especialista sugere ainda que, se este projeto decorrer conforme planeado, poderá desempenhar um papel importante no desenvolvimento da futura gama de veículos Mazda.