Estes conjuntos de baterias irão alimentar o primeiro modelo EV a bateria da Mazda, concebido com base numa plataforma específica para veículos elétricos, e serão fabricados nas instalações de produção de veículos da Mazda no Japão. A capacidade de produção anual de baterias planeada para a fábrica deverá atingir os 10 GWh.
Esta iniciativa está em linha com a 2030 Management Policy da Mazda, que se foca em tecnologias de eletrificação baseadas na estratégia multi-soluções, visando responder às necessidades dos clientes e às alterações regulamentares, combatendo, em simultâneo, o aquecimento global.
O MX-30, introduzido em 2019, marcou a incursão da Mazda no mercado dos 100% elétricos como um SUV concebido numa plataforma SkyActiv adaptada.
Mais recentemente, a Mazda introduziu o sedan EZ-6 na China, partilhando as bases com o Deepal SL03, modelo da marca chinesa do Grupo Changan Automobile.O concept Arata EV Concept, previsto para 2025, irá provavelmente continuar esta estratégia de partilha de plataformas antes de o fabricante transitar totalmente para a sua própria arquitetura EV, prevista para 2027.