Metro de Lisboa movido com energia renovável fornecida pela Acciona

10/03/2023

O Metropolitano de Lisboa anunciou ter alcançado a neutralidade carbónica das suas operações, graças, entre outras medidas, ao fornecimento de eletricidade 100% renovável pela Acciona Energía.

A Acciona Energía fornece cerca de 100GWh de eletricidade renovável à empresa transportadora desde que, em maio de 2022, ambas as entidades assinaram o contrato de fornecimento.

A origem da energia é garantida pela emissão de certificados de Garantias de Origem 100% Renováveis pela plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional), também integrado no Sistema Europeu de Certificados Energéticos.

O cumprimento do objetivo a que o metropolitano se propõe, de alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações, contribui, igualmente, para as metas da Câmara de Lisboa de atingir a neutralidade carbónica da cidade em 2030 e a ambição do Ministério do Ambiente e da Ação Climática de antecipar as metas de neutralidade carbónica nacionais definidas para 2050.

O cumprimento da meta de neutralidade carbónica das suas operações por parte do Metro foi assinalado com uma iniciativa de plantação de árvores em Leiria, que contou com a presença da Administração do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Quercus e de outras entidades da especialidade.

Este objetivo de neutralidade carbónica por parte do Metro foi alcançado com a compensação das emissões diretas de gases com efeito de estufa (GEE) emitidas por via dos consumos de gás natural, combustíveis líquidos e fugas de gases fluorados através de ação de reflorestação realizada na Mata Nacional de Leiria em colaboração com a Quercus em março de 2022 e pela inexistência de emissões indiretas de GEE provenientes do fornecimento de energia elétrica exclusivamente por fontes renováveis pela empresa Acciona a partir de maio de 2022

Por seu lado, o acordo de fornecimento de eletricidade verde por parte da Acciona Energía com o Metropolitano de Lisboa junta-se aos contratos firmados com outros clientes em Portugal, como o Grupo Violas, Makro, Fnac, NH Hotels ou Vidrala, e reforça a carteira de clientes corporativos internacionais da empresa.

Além da comercialização de energia limpa, a Acciona Energía tem 166MW de ativos de geração renovável em Portugal, incluindo instalações eólicas e solares. O portefólio da empresa a nível nacional é composto por 16 parques eólicos, para além de uma das maiores centrais fotovoltaicas da Península Ibérica, a Central Solar de Amareleja, com uma capacidade de 46MWp.