Nissan quer colocar Juke elétrico ao preço da versão a gasolina

04/12/2023

A próxima geração do Nissan Juke será 100% elétrica e o objetivo da marca japonesa é conseguir que o modelo custe o mesmo que o atual modelo a gasolina, refere a imprensa britânica, citando fontes do fabricante.

 

Esse futuro Juke será inspirado no protótipo Hyper Punk Concept, revelado no Japan Mobility Show 2023, mantendo o formato SUV “coupé”.

Em termos de calendário, é provável que o lançamento do novo Juke aconteça em 2027, com o crossover a ser fabricado em Sunderland, no Reino Unido, onde serão feitos também o Leaf e o Qashqai.

O Juke deverá ser desenvolvido a partir de uma versão da plataforma CMF-EV da Aliança. Isto significa que é possível que o próximo Juke cresça de tamanho face ao atual, na medida em que a base CMF-EV destina-se a modelos de segmentos C e D, dando forma ao Renault Mégane E-Tech e ao Ariya e chegará ao Leaf e Qashqai.

Hyper Punk Concept

A Aliança tem ainda uma plataforma para o segmento B, a CMF-B EV, que servirá para o desenvolvimento da próxima geração do Nissan Micra, a qual será feita em França juntamente com o Renault 4 e o Renault 5 elétricos.

“Os emocionantes veículos elétricos estão no centro dos nossos planos para alcançar a neutralidade de carbono. Com as versões elétricas dos nossos principais modelos europeus a caminho, estamos a acelerar em direção a uma nova era para a Nissan, para a indústria e para os nossos clientes”, assume Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan.

Além do Micra, Juke, Leaf, Qashqai e Ariya, tudo indica que a oferta de viaturas emissões zero por parte da Nissan na Europa será completada com um desportivo elétrico, a versão elétrica do GT-R, em que serão lançadas as baterias de eletrólito sólido em que a marca trabalha.

Hyper Punk Concept

Para Sunderland, a Nissan desenhou aquilo que chama de hub Nissan EV36Zero, que materializa o conceito da Nissan para as suas fábricas do futuro: além dos três automóveis elétricos fabricados, a região incluirá três gigafábricas de baterias, num investimento de até 3 mil mil milhões de libras (cerca de 3,5 mil milhões de euros).

Tanto a fábrica de automóveis quanto as de baterias serão alimentadas pela EV36Zero Microgrid, que incorporará os parques eólicos e solares da Nissan e terá a capacidade de fornecer eletricidade 100% renovável para a totalidade do projeto e dos seus fornecedores vizinhos.

Todos os novos Nissan na Europa, a partir de agora, serão totalmente elétricos e a gama de automóveis de passageiros da marca no Velho Continente será 100% elétrica até 2030.
Os três futuros modelos elétricos Nissan serão inspirados em três protótipos:
• O Nissan Qashqai inspira-se no Hyper Urban;
• O Nissan Juke buscará inspiração no Hyper Punk;
• O Nissan Leaf terá como molde o Chill-Out.