Em consonância, o fabricante, agora integrado no Grupo Stellantis (que resultou da fusão entre o Grupo PSA e o Grupo Fiat), modernizou as instalações que criou em Rüsselsheim há dez anos a propósito do modelo Ampera, destinadas à manutenção de baterias de alta tensão.
Testes e reparações
Explica o construtor que esse centro passou a ter capacidade para fazer testes e, se necessário, reparar as baterias de todos os modelos desenvolvidos com base na plataforma eCMP (os atuais Opel Corsa-e e Mokka-e), bem como do Combo-e, do Vívaro-e e do Zafira-e Life.
“Ao longo dos anos, adquirimos uma larga experiência em baterias de iões de lítio”, diz o Diretor Geral de Engenharia da Opel, Marcus Lott.
“As avarias são muito raras, mas se acontecerem, o apuramento das causas e a execução de reparações são tarefas para especialistas. Colocamos agora a nossa competência à disposição de toda a companhia e prestamos um rápido apoio”, diz Marcus Lott.Para o efeito, a Opel expandiu e modernizou significativamente o Centro de Reparação de Baterias em Rüsselsheim.
De acordo com a marca, todos os funcionários possuem formação profissional em sistemas elétricos de alta tensão de nível 5. Os técnicos ocupam-se dos casos que os concessionários de toda a Europa não conseguem solucionar.
“No ano passado, isto representou cerca de 100 avarias detetadas em unidades com um máximo de dez anos de idade, requerendo a substituição das unidades de controlo, ou no pior dos casos, das células de bateria”, declara a Opel.
Baterias devolvidas ao cliente
O pack de baterias é, então, enviado para Rüsselsheim, onde o invólucro selado é aberto pelos especialistas em sistemas elétricos de alta tensão.
Em casos mais graves, tais como danos decorrentes de uma colisão, estão sempre disponíveis em Rüsselsheim baterias recondicionadas em número suficiente para entrega imediata, evitando assim a imobilização prolongada do automóvel.
As baterias danificadas só podem ser abertas no Centro de Baterias de Rüsselsheim.
A unidade selada é aberta por especialistas com formação em eletricidade de alta tensão. As células danificadas são substituídas e a bateria plenamente funcional é enviada para o armazém como unidade de substituição.