Nomeação controversa para cimeira do clima deixa ambientalistas apreensivos

16/01/2023

A nomeação por parte dos Emirados Árabes Unidos do diretor da sua empresa nacional de petróleo, Sultan Al Jaber, para liderar as negociações climáticas globais na conferência COP28, no Dubai, no final deste ano, alimenta ainda mais as preocupações de que os fortes interesses em combustíveis fósseis irão minar os esforços dessa conferência para enfrentar a crise.

Al Jaber, que atuou como enviado climático dos Emirados Árabes Unidos e é ministro da indústria e tecnologia avançada do país, dirige a empresa de energia renovável Masdar, mas também a gigante estatal de petróleo Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), uma das maiores empresas de petróleo do mundo .

Como presidente, Al Jaber, que será o primeiro CEO a ocupar este cargo numa COP, desempenhará um papel fundamental na criação de consenso entre as nações e na definição da agenda da cúpula.

Contudo, a nomeação de um importante executivo ligado à indústria de combustíveis fósseis para liderar a cúpula das negociações provocou uma reação rápida e feroz dos ativistas ambientais, muitos dos quais já estavam preocupados com o facto de as negociações serem organizadas por um dos maiores exportadores de petróleo do mundo.

A nomeação de Al Jaber “representa um conflito de interesses escandaloso” e leva a presença de lobistas de combustíveis fósseis nas negociações da ONU “a outro nível perigoso e sem precedentes”, refere Harjeet Singh, chefe de estratégia política global da Climate Action Network International.

Teresa Anderson, líder global em justiça climática da ONG ActionAid, disse que a nomeação “vai além de colocar a raposa no comando do galinheiro”, segundo a AFP.

OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS SERÃO O SEGUNDO ESTADO ÁRABE A SEDIAR A CÚPULA DO CLIMA DA ONU, DEPOIS DO EGITO NO ANO PASSADO.

A cúpula deste ano é importante e está a ser encarada como um momento de “balanço global” para avaliar o progresso desde o Acordo de Paris. Mas, a escolha dos Emirados Árabes Unidos como anfitrião é controversa, principalmente depois do Egito ter convidado empresas de petróleo e gás a participar formalmente pela primeira vez.

O ministro dos Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos, Mansur bin Zayed al Nahyan, justificou a escolha de Sultan Al Jaber pelo facto de estar “a liderar a descarbonização e diversificação das operações e investimentos da empresa [ADNOC] para tornar as energias de hoje mais limpas, enquanto investe nas energias limpas de amanhã”.

Apesar de investir pesadamente em energia limpa, algo enfatizado no comunicado anunciando a nomeação de Al Jaber, os Emirados Árabes Unidos têm e continuam a lucrar generosamente com as suas ricas reservas de combustíveis fósseis e são um grande produtor de petróleo e gás.

Analistas sugeriram que o país está a tentar maximizar seus lucros com combustíveis fósseis antes do mundo mudar para fontes mais sustentáveis e usando eventos como a COP28 para aumentar as suas credenciais climáticas e lavar a sua reputação.

Especialistas, autoridades e ativistas alertam que o lobby das indústrias de combustíveis fósseis prejudica os esforços para alcançar um consenso sobre a ação climática global e o número de lobistas explodiu na conferência do ano passado no Egito.

Muitos dos produtores de energia do mundo, incluindo países do Golfo como os Emirados Árabes Unidos, têm pressionado para se seguir por uma transição mais gradual para permitir que esses combustíveis sejam usados juntamente com alternativas mais limpas, em contraste com as exigências por ações mais urgentes.