
O objetivo desta análise feita pela P3 é responder à questão central de uma forma factual e baseada em dados: “Quantos quilómetros de autonomia real pode um veículo elétrico carregar em 20 minutos numa estação de carregamento rápido?”
O parâmetro chave para o utilizador é o tempo necessário para recarregar a autonomia real em quilómetros.
O valor ideal do índice de carregamento P3 de 1,0 representa a capacidade dos veículos elétricos para recarregar 300 quilómetros de autonomia real em 20 minutos. Na opinião dos organizadores deste índice, isto proporcionaria aos clientes uma mobilidade de longa distância satisfatória.
No P3 Charging Index apenas são considerados os veículos elétricos equipados com a norma europeia de carregamento CCS (Combined Charging System – carregamento rápido através de ficha Combo 2). Para garantir a consistência, praticidade e comparabilidade dos resultados, o P3 refere-se aos valores de consumo de combustível do ADAC Ecotest.
O P3 Charging Index 2024 compara 22 veículos totalmente elétricos diferentes, incluindo, pela primeira vez, veículos da China, que agora também estão disponíveis na Europa.
A Porsche venceu esta sexta edição do Índice de Carregamento P3 com o Taycan 2024 atualizado, vencendo este ranking de veículos elétricos pela segunda vez desde 2019. Com quase 400 quilómetros de autonomia no mundo real adicionados em apenas 20 minutos, o Taycan lidera nas estações de carregamento rápido. O modelo possui a maior potência de carregamento de pico medida em 325kW e atinge a maior potência de carregamento média de 282kW entre 10% e 80% do estado de carga (SoC).
O Hyundai Ioniq 6 lidera o Índice de Carregamento P3 na categoria de modelos de tamanho médio. O sedan coreano, de estilo aerodinâmico, carrega 346 km em 20 minutos num carregador rápido, ocupando o segundo lugar geral, atrás do Porsche Taycan. Tal como o Ioniq 5 e o Ioniq 9, que serão lançados em 2024, o automóvel baseia-se na E-GMP (Plataforma Modular Global Eléctrica) de 800V do Hyundai Motor Group.
O NIO ET5 e o Xpeng G9 são também os dois primeiros veículos da China a figurar no top 10 do Índice de Carregamento P3. Os dois recém-chegados da Ásia utilizam tecnologias diferentes: o NIO ET5 tem uma autonomia real de 294 quilómetros com a sua rede de bordo de 400V. Para além da função de carregamento rápido, a bateria do NIO pode ser automaticamente trocada por uma bateria com 90% de carga completa em cinco minutos nas estações de troca de baterias da própria NIO, o que significaria uma autonomia real de 362 quilómetros – um ponto de venda único no Índice de Carregamento P3.
A maioria dos veículos elétricos atualmente no mercado oferece capacidades máximas de carregamento entre 150 e 220 kW, limitadas pela prevalência da arquitetura de veículos de 400 V. Os veículos baseados numa plataforma de 800V podem atingir capacidades de carga superiores a 300kW, como demonstrado pelo Porsche Taycan e pelo Xpeng G9. No topo da gama está atualmente o Lotus Emeya, que pode carregar até 402kW e estabelece novos padrões com correntes de carga até 600A. A consultora P3 prevê novos aumentos de desempenho no futuro devido aos desenvolvimentos esperados na corrente de carga e na tecnologia das baterias.
O Xpeng G9, por seu lado, tem um sistema elétrico de 800V e, tal como o Porsche Taycan, pode ser carregado com mais de 300kW de potência de pico. A comparação dos resultados de 2024 com o veículo vencedor do primeiro P3 Charging Index de 2019 (o Porsche Taycan de primeira geração) destaca o notável progresso feito nos últimos cinco anos.
Nesta edição do P3 Charging Index, a Porsche apresenta a potência de carregamento mais elevada de todos os veículos elétricos comparados, o que também representa a segunda potência de carregamento mais elevada alguma vez registada pelo P3.
Apenas o vencedor do P3CI Ásia, o Lotus Emeya, já conseguiu ser carregado com mais de 400kW pea equipa do P3 como parte das medições para o P3 Charging Index Ásia, o que mais uma vez sublinha as ambições dos fabricantes de automóveis chineses. De acordo com os anúncios iniciais, o Zeekr 007 – outro veículo da China – carregará a sua bateria LFP de 75kWh de 10 a 80% SoC em menos de 10,5 minutos com mais de 400kW.
No entanto, os fabricantes alemães também anunciaram novos desenvolvimentos maciços e poderão utilizar a tecnologia de 800V nos próximos anos com a Vision Neue Klasse (BMW), a plataforma MMA (Mercedes-Benz) e a plataforma PPE (Grupo Volkswagen), não só aumentando o desempenho de carregamento, mas também melhorando significativamente a eficiência energética global dos veículos. A mobilidade eléctrica está em constante evolução e este é um incentivo para melhorar continuamente os veículos, para que “carregar como reabastecer” não seja uma ilusão.

1º classificado – Porsche Taycan

2º classificado – Hyundai Ioniq

O Hyundai Ioniq 6 ocupa o 2º lugar na classificação geral do P3 Charging Index 2024 e carrega um total de 346 km em 20 minutos, o que se deve tanto ao seu excelente desempenho de carregamento como ao seu baixo consumo.
3º classificado – Kia EV6

O vencedor do último Índice Europeu de Carregamento P3 (2022), o Kia EV 6, desce do primeiro para o terceiro lugar na classificação geral e consegue recarregar 309 km de nova autonomia em 20 minutos. Este veículo mostra muito claramente que o Hyundai Motor Group desenvolveu uma base com a plataforma E-GMP que tem sido capaz de alcançar um desempenho de carregamento notável durante vários anos e continuará a fazê-lo no futuro.