“La Pinta”, como foi designado o projeto em homenagem a uma das três caravelas utilizadas por Cristóvão Colombo na sua primeira viagem à América, foi projetado ao largo das costas de Granada e Almeria e abrangerá uma área de 316 km2.
“La Pinta” terá uma capacidade instalada de 990MW produzida por 55 turbinas de 18MW cada, e ficará localizado entre 15 e 35 quilómetros da costa, o que reduz o seu impacto visual. Depois de estar operacional, o parque terá capacidade para fornecer eletricidade a mais de 670.000 casas.
A IberBlue Wind já enviou o Documento de Projeto Inicial, que inclui as suas características técnicas, ao Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITECO).
“La Pinta” utilizará tecnologia eólica offshore flutuante para produzir energia livre de carbono, o que se enquadra dentro da meta do governo espanhol de atingir 1-3GW de energia eólica offshore instalada até 2030.
Investimento e postos de trabalho
O investimento global necessário para a construção e manutenção do parque eólico ultrapassará os 2.500 milhões de euros e gerará mais de 3.300 postos de trabalho.Julio Vera, Stakeholder Engagement & Policy Manager da IberBlue Wind, refere que “a Andaluzia é uma área-chave para o desenvolvimento da energia eólica offshore em Espanha. Tem um grande recurso eólico, boas infraestruturas e capacidade potencial para se tornar uma referência para este tipo de projetos. As costas de Granada e Almeria têm condições favoráveis para a instalação de parques eólicos offshore, embora fosse necessário reforçar a rede elétrica na área circundante, para poder transferir corretamente a energia gerada”.
ESTE É O SEGUNDO PROJETO DA IBERBLUE WIND NA ANDALUZIA
Este é o segundo parque eólico offshore que a IberBlue Wind anuncia na Andaluzia. Em novembro passado, a empresa apresentou o projeto Nao Victoria no Mar de Alborão, ao largo das costas de Málaga e Cádis, com uma capacidade instalada de 990 MW.
Três outros projetos propostos pela IberBlue Wind foram já também anunciados e apresentados às autoridades. Botafogo, o primeiro parque eólico offshore projetado pela empresa em Portugal ao largo da costa da Figueira da Foz e, mais recentemente, o primeiro projeto eólico offshore transfronteiriço, ao largo de Espanha e Portugal, composto por dois parques, denominados “Juan Sebastián Elcano” e “Creoula”. Estes projetos têm uma capacidade instalada combinada de cerca de 1,96 GW.