Plataforma do Grupo Hyundai irá permitir aumentar autonomia em 50%

20/10/2022

O Grupo Hyundai, que inclui as marcas Kia e Hyundai, referiu que, em 2025, irá lançar veículos com base nas suas duas novas plataformas de EV, designadas eM e eS. Estas novas plataformas serão criadas de acordo com o sistema de Arquitetura Modular Integrada (Integrated Modular Architecture, IMA) do Grupo.

A plataforma eM está a ser desenvolvida especificamente para EV em todos os segmentos, e fornecerá uma melhoria de 50% na autonomia de condução com um único carregamento, comparativamente aos EV atuais. A plataforma eM também está a ser desenvolvida para suportar tecnologia de condução autónoma de Nível 3 ou superior, assim como funcionalidades de atualização de software OTA.

A plataforma eS do Grupo será desenvolvida como um “skate” de EV exclusivamente para veículos para fins específicos, com uma estrutura totalmente flexível capaz de satisfazer as necessidades B2B e fornecer soluções à medida para empresas que atuam nos setores de distribuição, logística e TVDE.

KIA E HYUNDAI IRÃO LANÇAR VEÍCULOS COM BASE EM DUAS NOVAS PLATAFORMAS DE EV

“Em 2025, o Hyundai Motor Group apresentará veículos com dois tipos de plataforma: eM, uma plataforma específica para os EV de passageiros; e eS, uma plataforma exclusiva para veículos construídos para fins específicos”, explica o vice-presidente executivo do Centro de Desenvolvimento de Eletrónica e Infotainment do Hyundai Motor Group, Paul Choo. “Estas novas plataformas estão a evoluir de acordo com a Arquitetura Modular Integrada do Hyundai Motor Group, o que levará a uma maior padronização e modularização dos componentes principais dos veículos elétricos, como baterias e motores, oferecendo ao mesmo tempo vantagens em setores adicionais aos veículos elétricos”.

A Arquitetura Modular Integrada do Grupo facilitará a padronização e a modularização dos principais componentes de EV. Por exemplo, ao padronizar as baterias e motores elétricos que atualmente variam em cada modelo de EV, o Grupo aplicará componentes comuns aos diferentes veículos de forma flexível, expandindo assim de forma eficiente a sua gama.

De igual forma, está também a proceder à integração do controlador do veículo. “Anteriormente, o sistema de software tinha de ser atualizado separadamente para cada controlador para atualizar as funções dos veículos. No entanto, um controlador integrado oferece uma solução para tornar esse processo mais sistemático e eficiente. Dessa forma, o número total de controladores pode ser reduzido de forma significativa, ao integrar os componentes elétricos de nível inferior geridos por controladores de nível superior”, clarifica o construtor. “A arquitetura elétrica e eletrónica pode ser considerada como uma estrutura organicamente conectada que melhora a função dos componentes de dispositivos elétricos de um veículo”, considera o vice-presidente do Grupo de Desenvolvimento de Eletrónica, Hyung Ki Ahn.

Software na base de tudo

Entretanto, o grupo Hyundai Motor Group anunciou uma nova estratégia global para transformar todos os seus modelos em veículos definidos por software (Software Defined Vehicles, SDV) até 2025. A iniciativa visa proporcionar “uma era de mobilidade sem precedentes, dando aos clientes a liberdade de atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus veículos em qualquer altura e em qualquer lugar”.

Isto significa que a mobilidade e a tecnologia de software do Grupo Hyundai irão permitir que todos os modelos, incluindo os já adquiridos, permaneçam atualizados.

Deste modo, as funções do veículo, incluindo a segurança, a comodidade, a conectividade, a segurança e o desempenho de condução, podem receber atualizações remotas (Over-The-Air, OTA) de software.

Com base na plataforma EV da próxima geração do Grupo, no controlador integrado e num sistema operativo de automóveis conectados (Connected Car Operating System, ccOS) desenvolvido internamente, todos os veículos do Grupo estarão equipados para receber atualizações remotas de software até 2025.

Adicionalmente, os dados de automóveis conectados estabelecerão uma rede com futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles, PBV), Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility, AAM), robotáxis e robots.

Tudo isto permitirá a prestação de novos serviços através da conexão e tratamento dos diversos dados gerados ao longo do ciclo de vida dos automóveis, além de se promover a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores industriais, tais como a logística e o alojamento.

Para concretizar este projeto, o Grupo planeia investir 18 biliões de won (mais de 13 milhões de euros) em recursos, até 2030, incluindo o estabelecimento de um novo Centro Global de Software, para acelerar o desenvolvimento de veículos definidos por software.

“Ao transformar todos os modelos em Veículos Definidos por Software até 2025, o Hyundai Motor Group redefinirá totalmente o conceito do automóvel e assumirá a liderança no advento de uma era de mobilidade nunca antes experimentada”, refere o presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Chung Kook Park. “Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir através de software permitirá aos clientes manterem os seus veículos atualizados com as funcionalidades e a tecnologia mais recentes, muito depois de saírem da fábrica”, sublinhou.

Atualizações remotas para todos os modelos do Grupo até 2025

A partir de 2023, todos os modelos recém-lançados do Hyundai Motor Group estarão equipados para receber atualizações remotas de software, permitindo aos clientes manterem os seus veículos atualizados. Essa transformação aplicar-se-á não apenas aos modelos elétricos, mas também aos equipados com motor de combustão interna. Todos os segmentos de veículos do Grupo vendidos em todo o mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.

Os clientes poderão atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus automóveis em qualquer altura e em qualquer lugar, sem serem obrigados a deslocar-se a um concessionário. E, uma vez que os veículos podem ser atualizados constantemente, o seu valor residual aumentará em conformidade. O Grupo Hyundai introduziu inicialmente este serviço em 2021 e, a partir de 2023, irá expandi-lo para modelos em diversas regiões do mundo que tenham possibilidade de receber serviços de automóveis conectados (Connected Car Services, CCS).

O Grupo oferecerá também serviços de funcionalidade a pedido (Feature on Demand, FoD) já a partir do próximo ano, o que permitirá aos clientes selecionar e adquirir funções e funcionalidades que satisfaçam as suas necessidades e gostos e a liberdade de criar veículos que melhor correspondam aos seus estilos de vida.

Condução autónoma

O sistema operativo de automóveis conectados do Grupo Hyundai, a plataforma do software ccOS, desenvolvida internamente, pode ser aplicada a todos os controladores. O Grupo está a trabalhar com a NVIDIA, especialistas em informática de Inteligência Artificial (IA), colaborando na integração de um ccOS otimizado no NVIDIA DRIVE, um semicondutor de processamento de informações de elevado desempenho.

Com base nos seus controladores integrados e na plataforma de software interna, o Grupo está também a reforçar de forma significativa a sua competitividade em tecnologia de condução autónoma.

O avançado sistema operativo ccOS suportará a tecnologia de software necessária para analisar e processar dados de forma ultrarrápida, algo que é possível graças às amplas capacidades de recolha de dados por meios como os sensores interiores das câmaras e radares montados em cada veículo.