Portugal recebe dois aviões 100% elétricos certificados

24/02/2024

A IFA, empresa líder na formação aeronáutica em Portugal, assinou um contrato com a multinacional Textron Aviation para a aquisição – por 2,1 milhões de euros – de sete aviões da conceituada marca Pipistrel. Dois deles serão do modelo Velis Electro, aviões totalmente elétricos alimentado por duas baterias de lítio refrigeradas a água e com uma autonomia de voo de 50 minutos, mais reservas. Este avião, até agora inexistente em Portugal, é o único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency.

 

As restantes cinco aeronaves adquiridas pela IFA são do modelo Explorer, também da Pipistrel. Para além de toda a moderna instrumentação (Garmin G3X touch glass cockpit, piloto automático avançado e GPS), os Explorers são equipados com paraquedas balísticos que funcionam como uma solução de último recurso, aumentando de forma exponencial a segurança de voo e a integridade física dos seus ocupantes.

De acordo com José Madeira, diretor executivo do Grupo IFA: “Estes novos aviões vêm de encontro à necessidade de aumento da nossa frota para correspondermos à procura crescente por parte dos alunos, nacionais e internacionais, interessados nos nossos diferentes cursos de formação de pilotos”.

avião

O mesmo responsável acrescenta ainda que “os dois aviões Velis Electro serão também uma novidade absoluta na forma como a empresa encara o treino e o caminho que todos devemos percorrer até à neutralidade carbónica. A compra do único modelo de avião elétrico certificado no mundo e a estreia de um avião elétrico utilizado em instrução em Portugal é um grande motivo de orgulho para nós, e mais um marco de inovação nos nossos 25 anos de história”.

Com este investimento, a IFA – International Flight Academy aumenta para 27 a sua frota de aeronaves, a qual inclui também aviões das marcas Cessna, Grumman e Liberty. Para além dos aviões, a empresa é possuidora de dois simuladores de voo avançados de última geração; um ALX – Alsim (para treino de voo por instrumentos SEP e MEP) e um Simnest Airbus A320, simulador de voo para aviões A320.

Sedeado no Aeródromo Municipal de Cascais, mas contando também com uma segunda base de operações em Viseu, o Grupo IFA emprega diretamente cerca de uma centena de pessoas e desenvolve, para além dos cursos assegurados pela IFA – International Fligh Academy, também atividades de manutenção através da IFA – Industries, criada após a aquisição da Aviometa Manutenção de Aviões, em 2018.

Fotografias: Pipistrel e IFA