Prémios LeasePlan: Nissan Leaf e Híbridos Plug-In em destaque

08/06/2018

A LeasePlan apresentou no passado dia 6 de junho, no Silk Club, em Lisboa, os vencedores da 16ª Edição do Carro Frota do Ano, uma iniciativa que contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados.

O Carro Frota tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2017 no segmento de ligeiros de passageiros, em quatro categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar Generalista”, “Médio Familiar Premium” e, pela primeira vez nesta edição, “Veículo Elétrico”.

Uma mudança em curso

Os resultados deste ano parecem refletir a crescente preocupação dos utilizadores e empresas com as emissões, procurando soluções mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.

Se a vitória no Nissan Leaf Tekna como melhor veículo elétrico não surpreende, apesar da concorrência forte do Volkswagen e-Golf e do Renault Zoe Intens, o mesmo não poderá ser dito dos triunfos em duas outras categorias, Médio Familiar Generalista e Médio Familiar Premium.

Na primeira, face à concorrência de dois modelos Diesel, o júri escolheu o VolkswagenPassat Variant 1.4 TSI GTE Plug-in, na segunda, o vencedor foi o BMW 330e iPerformance Advantage 2.0, face também a modelos Diesel de outras marcas.

A única excepção aos triunfos dos Veículos Elétricos e Híbridos Plug-In foi conseguida pelo Renault Megane IV Sport 1.5 dCi Intens, que venceu a categoria “Pequeno Familiar”, onde estava outros dois modelos com motorização Diesel.

Dadas as particularidades do nosso mercado, o referido Renault foi também escolhido como Carro Frota do Ano 2018.

Para este resultado contribuíram as vendas LeasePlan, o espaço da mala, facilidade de condução, travagem, custos totais de propriedade.

Critérios muito variados

A pré-seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan e do mercado automóvel em 2017, o TCO (Total Cost of Ownership – Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e Impostos (IVA e Tributação Autónoma).

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados em quatro circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 15 Clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A componente quantitativa tem por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme) a valores de 2017.

A primeira fase da 16ª Edição do “Carro Frota LeasePlan” ocorreu em Óbidos, entre os dias 8, 9 e 10 de maio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.