Primeiros postos Ionity inaugurados em Portugal: conheça os próximos que vão abrir

23/04/2021

A Brisa, a Ionity e a Cepsa inauguraram ontem a rede de carregamento elétrico Via Verde Electric com os primeiros quatro postos de carregamento elétrico ultrarrápido instalados numa autoestrada nacional.

Estes postos ultrarrápidos têm uma potência de 350 kW e estão em funcionamento, encontrando-se disponíveis 24 horas por dia, pelo que já podem ser utilizados, criando um apoio complementar a quem pretenda efetuar viagens longas, por autoestrada, num automóvel elétrico.

Tal como adiantamos aqui, os postos estão instalados nas áreas de serviço de Almodôvar, no quilómetro 193 da A2, quer no sentido Algarve-Lisboa, quer no sentido Lisboa-Algarve.

https://www.google.com/maps/@37.5346524,-8.1830553,3a,25.7y,352.82h,97.83t/data=!3m6!1e1!3m4!1sDDZ-Ubz9Ik2xCjHwkN_wxQ!2e0!7i16384!8i8192

São dois postos capazes de carregar quatro veículos em simultâneo no sentido Sul-Norte e outros dois postos com capacidade para alimentar quatro elétricos ao mesmo tempo no sentido Norte-Sul.

A inauguração destes postos de carregamento elétrico ultrarrápido marca o início da parceria estabelecida entre a Brisa, a Ionity e a Cepsa, no Via Verde Electric.

Os carregadores da Ionity são compostos por tomadas do modelo standard europeu (CCS – Combined Charging System).

Próximos postos Ionity a inaugurar

Ao abrigo da parceria entre a Brisa, a Ionity e a Cepsa no Via Verde Electric, serão instalados doze postos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço de Barcelos, na A3, de Estremoz, na A6, ambos em maio, e em Leiria, na A1, em julho.

“Com a inauguração do Via Verde Electric, a Brisa dá um passo importante na sua contribuição para a transição energética no setor da mobilidade e assume o seu papel como operador de mobilidade sustentável, com soluções ambientais que visam diminuir as emissões de carbono na sua extensa rede de autoestradas, em conjunto com os seus parceiros”, declara a Brisa.

 

 

Rede na Península Ibérica

Até ao verão de 2021 será possível atravessar Portugal, de norte a sul, sem emissões de carbono com a rede Via Verde Electric, que vai contar com 82 postos de carregamento elétrico em 40 áreas de serviço, com soluções de carga rápida (de 50 kW) e ultrarrápida (de 150 kW a 350 kW).

“Além disso, até ao final do ano, a aliança entre a Ionity e a Cepsa vai permitir atravessar as fronteiras de Portugal e Espanha num veículo elétrico. Esta aliança vai permitir cobrir as principais estradas urbanas portuguesas e espanholas, assim como as ligações rodoviárias ao continente europeu, com postos de carregamento ultrarrápido localizados em pontos estratégicos nos principais corredores peninsulares”, salientam em comunicado as empresas envolvidas.

Ionity
António Pires de Lima, presidente da comissão executiva da Brisa: “A descarbonização da economia é uma prioridade estratégica das empresas. A criação da rede Via Verde Electric é um contributo significativo da Brisa para a transformação da mobilidade e para um transporte rodoviário sem carbono, que todos desejamos. A parceria com a Ionity, e com a Cepsa, na rede Via Verde Electric, é uma demonstração de como as soluções colaborativas podem acelerar esta mudança”.