A intenção de compra era conhecida e tinha sido comunicada à Autoridade da Concorrência, concretizando-se agora.
Com esta aquisição, a Prio passa a operar 305 estações de serviço no país, não estando “previstas alterações de estrutura relevantes”, de acordo com a empresa.O Grupo Vapo, fundado em 2009 e com sede em Guimarães, tinha há 10 anos a representação, em exclusivo, da Q8 para Portugal, uma marca da Kuwait Petroleum Internacional (KPI).
“Com a conclusão do negócio com o Grupo Prio, o Grupo Vapo foca-se agora no reposicionamento da sua atividade”, indicou em comunicado.
Segundo a Prio, “a incorporação destes novos pontos de venda permite à Prio estar ainda mais próxima dos seus clientes, aumentando a capacidade integrada de produção em Portugal de Bioenergia Avançada, distribuição e oferta de combustíveis convencionais, combustíveis mais verdes (ECO Diesel e ZERO Diesel HVO), carregamento elétrico e Autogás, sempre com a garantia de qualidade ao melhor preço”.
Do ponto de vista da mobilidade elétrica, este negócio vai também ter impactos previsivelmente, dado que a insígnia Q8 dispõe de carregadores. O Welectric fez, de resto, uma pesquisa pela rede atual Q8 e encontrou 23 postos desta marca como dispondo de carregadores rápidos para veículos elétricos que a Prio, com esta aquisição, deverá passar também a disponibilizar.
Estes são os postos Q8 com carregadores rápidos: