Procura por veículos elétricos usados continua a crescer

26/01/2023

A plataforma de venda de automóveis usados Stand Virtual assinala que o interesse por veículos 100% elétricos continua em alta, contrariamente ao interesse por veículos com motores de combustão interna.

Assim, em dezembro, os veículos elétricos e elétricos premium foram mesmo os que registaram um maior aumento da procura em dezembro, no mercado de usados (+13% em ambos). São também os com maior crescimento da oferta (+16% e +39%, respetivamente), face ao período homólogo de 2021.

Por oposição, o Diesel revela um decréscimo de -18% da procura face a 2021 e a gasolina desce -9%. Isto ainda que as viaturas Diesel (61%) e a gasolina (27%) se mantenham como as tipologias mais procuradas.

Em termos de oferta, ambas as tipologias (gasolina e Diesel) cresce cerca de 2% em relação a dezembro de 2021. No caso do Diesel, a oferta de anúncios (66%) é ligeiramente superior ao volume da procura, enquanto na gasolina a oferta (28%) é semelhante à procura.

Segundo dá conta o Stand Virtual, automóveis elétricos, híbridos a gasolina e Híbridos Diesel representam cerca de 13% da procura e cerca de 8% da oferta, em dezembro.

NOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS, A PROCURA POR USADOS É ENCABEÇADA PELO RENAULT ZOE, TESLA MODEL 3 E O BMW SERIE I, OS MODELOS MAIS PROCURADOS.

Panorama Mensal do Mercado Automóvel. Stand Virtual. Dezembro 2022

“Em dezembro, voltamos a verificar a tendência que acompanhámos ao longo de todo o ano de 2022 no mercado de usados, que é o crescente aumento da procura por veículos elétricos. São estes que revelam as variações e o crescimento mais interessantes e positivos em relação aos anos anteriores, sendo claramente uma tendência que vai continuar a crescer em 2023. O Standvirtual continuará a trabalhar para desmistificar a mobilidade elétrica e integrar todas as necessidades do mercado automóvel no desenvolvimento e iniciativas previstos para a plataforma”, comenta Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.