Shuttles elétricos autónomos em funcionamento na zona metropolitana de Paris

15/04/2021

Uma nova linha de shuttles elétricos autónomos foi inaugurada na região metropolitana de Paris Ile-de-France (Ilha de França).

Saint-Quentin-en-Yvelines é uma cidade nova e Comunidade de aglomeração de França, do departamento de Yvelines, na região de Île-de-France, na Região de Paris, a oeste de Versalhes.

Os bus vão funcionar na linha 490 e servir a estação ferroviária suburbana de Saint-Quentin-en-Yvelines-Montigny-le-Bretonneux, na linha ferroviária Paris-Brest, e vários parques empresariais locais na rede Île-de-France Mobilités.

A Île-de-France Mobilités, autoridade de transporte público da região, escolheu a empresa de transporte multimodal Keolis para operar a nova linha, a qual foi projetada para complementar o serviço de autocarro existente, fornecendo, desta forma, uma solução de “last mile” para a zona de emprego local.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Até junho de 2022 (para já)

Desde 31 de março de 2021 a junho de 2022 (com uma possível extensão), três shuttles autónomos Navya irão operar entre o parque empresarial Pas-du-Lac, em Montigny-le-Bretonneux, e a estação de comboio de Saint-Quentin-en-Yvelines/Montigny-le-Bretonneux, ao longo de um percurso de 1,6 km, incorporando três paragens.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Shuttles gratuitos

Apoiado por 2,4 milhões de euros em financiamento da Île-de-France Mobilités, o serviço é gratuito para todos os passageiros e opera de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h00.

Os shuttles funcionam a cada oito minutos na hora de ponta e a cada 17 minutos fora dos horários de pico.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Cada autocarro elétrico autónomo pode transportar 11 passageiros sentados.

Um operador de segurança estará sempre presente no veículo, pronto a intervir caso seja necessário, em conformidade com a legislação em vigor.

Os shuttles atravessam cruzamentos movimentados graças à tecnologia a bordo de veículo (Vehicle to everything – V2X), que permite a comunicação com os semáforos.

“Gostaria de agradecer a todos os parceiros envolvidos neste projeto, que marca uma nova etapa na integração dos autocarros autônomos numa rede de transporte público existente. A Navya tem o orgulho de apoiar a Keolis neste projeto que ilustra perfeitamente o valor agregado de um serviço de mobilidade autónomo dedicado à primeira/última milha. Estou convencido de que novos testes semelhantes ao de Saint-Quentin-en-Yvelines serão realizados nos próximos meses, redesenhando os modelos de transporte de amanhã para o benefício das autoridades locais” – CEO da Navya, Etienne Hermite.

“Esta é a primeira experiência em parceria com a Île-de-France Mobilités que se realiza em condições reais com outros atores rodoviários. O que será interessante para nós será ver como é que este novo tipo de mobilidade se articula com outras formas de mobilidade no espaço público” – Jean-Baptiste Hamonic, vice-presidente de Saint-Quentin-en-Yvelines, responsável pelo pelouro da mobilidade.