Siemens de Corroios fornece estações de carregamento para Austrália

08/02/2022

A empresa australiana fabricante de autocarros Custom Denning selecionou as estações de carregamento de autocarros elétricos e a solução digital de gestão de entreposto da Siemens para a sua frota Element.

As estações de carregamento vão ser produzidas pela Siemens em Portugal, na sua unidade de Corroios, e serão utilizadas no lançamento dos autocarros elétricos deste fabricante.

A unidade de carregamento SICHARGE UC da Siemens, produzida na fábrica de Corroios, fará parte da fase de ensaios de autocarros elétricos zero emissões da Custom Denning.

Para este efeito, o fabricante australiano de autocarros construiu quatro protótipos do seu novo autocarro elétrico, Element.

Os autocarros elétricos Element serão construídos na fábrica da Custom Denning, localizada em St. Marys, na parte ocidental da cidade de Sidney, Austrália. Logo que tudo esteja operacional, a fábrica terá capacidade para produzir 550 autocarros elétricos por ano, os quais se destinam tanto ao mercado nacional como internacional.

Cada autocarro experimental será entregue a um operador, juntamente com uma unidade SICHARGE UC100, capaz de fornecer até 100 kW, bem como uma solução digital de gestão de entreposto da Siemens. “A Custom Denning adquiriu também um stock de unidades de carregamento SICHARGE UC100 para oportunidades futuras”, informa a Siemens.

O SICHARGE UC serve toda a gama de potências de 100 a 600 kW e pode funcionar até 1.000 V. Segundo a empresa, isto garante aos operadores de autocarros “uma enorme flexibilidade quando projetam entrepostos de autocarros elétricos, porque permite criar infraestruturas altamente eficientes, concebidas para ter em conta os rápidos avanços na tecnologia de baterias”.

Além disso, esclarece a Siemens, “permite aos operadores de autocarros expandir de forma rentável a sua infraestrutura de carregamento com até cinco dispensadores, mais um pantógrafo por estação de carregamento”.

Solução digital de gestão

As funcionalidades de monitorizar e reportar da solução digital de gestão de entreposto permitirão aos operadores de autocarros controlar de forma centralizada todas as unidades de carregamento e relatar os principais indicadores, incluindo as poupanças nos custos operacionais.

A funcionalidade de gestão inteligente também permite fazer o carregamento programado para tirar partido de tarifas noturnas mais baixas, assegurando ao mesmo tempo que os autocarros atingem o estado de carregamento desejado no momento em que devem entrar em serviço no dia seguinte.

Governos estatais na Austrália estão a encorajar adoção de transportes com baixas emissões

De acordo com a Autoridade Governamental Australiana para as Alterações Climáticas, as emissões de gases de efeito de estufa dos transportes da Austrália têm vindo a aumentar todos os anos desde 1990 (exceto em 2020, devido à COVID-19).

Com um peso de 21%, os veículos pesados e os autocarros representam a segunda maior parcela dessas emissões.

Os governos estatais em toda a Austrália estão a encorajar a adoção de transportes com baixas emissões.

O Estado de Nova Gales do Sul, por exemplo, pretende converter, até 2030, todos os seus 8.300 autocarros para zero emissões.