Tecnologia de apoio ao condutor poupa combustível

12/07/2020

As tecnologias de apoio ao condutor representam uma mais-valia em termos de prevenção rodoviária. Todavia, têm algum efeito na poupança de combustível, sabendo-se que o dispêndio de carburante está diretamente associado às emissões poluentes?

A TomTom e a Delphi foram tirar a limpo esta questão, tendo realizado um ensaio para avaliar de que modo é que as tecnologias de assistência ao condutor permitem economizar combustível.

Os testes efetuados decorreram em condições reais, tendo sido utilizados os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) da Delphi Technologies, em conjunto com o TomTom ADAS Map. A conclusão final é que estas tecnologias, nestes testes, proporcionaram uma poupança de combustível de mais de 10% nos automóveis de passageiros.

Essa prova de conceito foi alcançada através da utilização do veículo protótipo de Condução Inteligente da Delphi Technologies equipado com o seu mais recente software de propulsão avançado e o mapa ADAS, da TomTom.

O teste envolveu uma série de rotas para validar os benefícios da economia de combustível do sistema sob diferentes condições de condução no mundo real.

O TomTom ADAS Map fornece dados aprimorados e precisos sobre limites de velocidade, informações sobre faixas, inclinação, curvatura da estrada e sinais de trânsito.

Antecipar a estrada

Por seu lado, o software Intelligent Driving da Delphi Technologies utiliza os dados da TomTom para antecipar a estrada que se segue, otimizando o sistema de propulsão do carro para melhorar a velocidade e o controlo para reduzir o consumo de energia.

A TomTom fechou, entretanto, um contrato global plurianual para fornecer a próxima geração do Ford Sync com o seu serviço de trânsito em tempo real. A nova pickup Ford F-150 2021 e o Mustang Mach-E SUV totalmente elétrico, estão entre os primeiros veículos a disponibilizar a tecnologia.

“Os resultados dos testes mostram que a eficiência da cadeia cinemática de um veículo melhorou drasticamente quando o mapa ADAS da TomTom foi ativado”, aponta a TomTom.

Realizados com diferentes condutores que selecionaram as suas rotas favoritas, os testes também demonstraram a adaptabilidade e a capacidade do sistema para fornecer resultados sem comprometer a experiência de conduzir ou prolongar o tempo de condução.

“O TomTom ADAS Map é uma tecnologia testada e comprovada, que ajuda mais de 1,5 milhão de veículos automatizados a conduzir com segurança e conforto em todo o mundo”, disse Willem Strijbosch, responsável pela condução autónoma da TomTom. “A nossa colaboração com a Delphi Technologies mostra que a última geração da nossa tecnologia ADAS de alta qualidade pode reduzir drasticamente os custos operacionais, reduzindo assim o consumo de combustível”.

Conduzir de forma mais limpa, melhor e mais longe

“Os significativos ganhos de eficiência graças à colaboração com a TomTom demonstram como o nosso sistema de condução inteligente, combinado com os dados corretos de mapeamento de elevada confiança, pode permitir que os veículos do dia-a-dia possam conduzir de forma mais limpa, melhor e mais longe, sem compromissos”, declara Paul Farrell. O vice-presidente sénior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Delphi Technologies acrescenta: “Temos uma solução interessante, apoiada em dados do mundo real que os nossos clientes podem usar hoje – e amanhã – para fornecer benefícios reais e tangíveis”.