Foi apresentado aos detentores de reserva, outros clientes Tesla e também a alguns jornalistas na loja da Tesla, no Corte Inglês.
A Tesla Portugal, com o apoio do Tesla Club Portugal, promoveu rapidamente esta estreia, que garantiu a presença, neste primeiro dia, de mais de uma centena de pessoas.
Eu cheguei por volta das 9h30, para rever o Model 3, com o qual contactei há alguns meses. Pode ler tudo sobre esse primeiro encontro aqui.
Durante mais algumas semanas continuarei e ser o único jornalista português que já conduziu este importante veículo, para o seu construtor e para o futuro da mobilidade elétrica. Em breve, outros jornalistas e mesmo o público em geral poderá ficar a conhecer mais de perto o Model 3.
Para já, e durante cerca de duas semanas, pode ser admirado em Lisboa, uma das primeiras cidades europeias a receber um modelo de exibição, adiantando-se a Londres e a Madrid, entre outras.Versão americana para português ver
O exemplar escolhido tem a cor vermelha triple coat red, uma das de maior impacto disponíveis. É ainda uma versão americana, mas foi possível ver algumas alterações no interior, para melhor, face ao exemplar que experimentei.
A Tesla tem evoluído constantemente o Model 3 e já começa a ser difícil ver defeitos nos materiais utilizados ou na qualidade da montagem.
Sentei-me ao volante e pude testar os dois botões que ajudam a colocar o volante na posição ideal. Uma das colaboradoras da Tesla mostrou-me alguns pormenores no ecrâ central, que comanda praticamente todas as outras funções do Model 3.
É tão simples como um telemóvel ou tablet e permite um interior minimalista bastante diferente daquilo que outros construtores fazem.
Uma comunidade exemplar
Não se limitam a falar embevecidos dos seus Tesla. Sabem tudo sobre eles. Em Portugal, reunem-se regularmente, têm a sua dinâmica página no Facebook e, sempre que há um acontecimento importante da marca, são os primeiros a chegar.
Muitos acumulam a propriedade de um Tesla Model S ou X com uma reserva para o Model 3. Alguns são ainda pequenos acionistas do construtor. Tudo o que possa ajudar o sucesso da marca, querem estar envolvidos.
Cada um deles é, na verdade, um embaixador da marca, o que é um trunfo para qualquer empresa.
A palavra aos proprietários
Tivemos a oportunidade de falar com Hugo Pinto, administrador do grupo e fundador do Tesla Club de Portugal sobre o Model 3. O Hugo tem um Model S e foi um dos primeiros portugueses a reservar o Model 3, em 2016. Também conduziu o exemplar branco em que andei há alguns meses e revelou-nos os principais pontos de interesse do Model 3: “A Tesla aprendeu as lições com o S e o X e aplicou-as no Model 3. Em muitos aspetos, é um automóvel mais evoluído e aperfeiçoado.”
Pedro Lopes, que tem um Model S há alguns anos, também tem uma reserva para o Model 3. “Fui a Chicago fazer um test drive oficial do Model 3, com a minha mulher. Acho que fui o primeiro português a fazer o test drive oficial da marca. Adorámos e ficámos ainda mais convencidos a ter um. O Model 3 é para a minha mulher. Desde que ando de Tesla, até invento viagens, tal a satisfação que me dá andar nele. O meu S tem carregamentos grátis em Superchargers para sempre. É ideal para as viagens. O Model 3 tem a grande vantagem de ser mais compacto, mas não lhe falta nada.”
Finalmente confirma-se o CCS
Logo ao início da manhã, a Tesla confirmou que a versão europeia do Model 3 terá uma ficha CCS Combo 2. Este combina uma ficha Mennekes com a ficha DC e constitui, atualmente, o standard europeu.
É uma aproximação interessante ao mercado europeu, que permitirá ao Model 3 fazer carregamentos rápidos nos postos operados por outras empresas, como a Ionity, por exemplo. Os superchargers da Tesla serão modificados para passarem também a operar com a ficha CCS.
Esta notícia não é apenas boa para os proprietários Tesla, mas para toda a mobilidade elétrica. Permitindo que os Tesla passem a utilizar carregadores de outras entidades vai aumentar o interesse e o investimento em novos carregadores.
Relebramos que já existem cinco superchargers Tesla em Portugal.
Muitas centenas de portugueses à espera
A Tesla não revelou ainda a data de entrega das primeiras unidades em Portugal. Watts On estima que existam entre 1600 a 2000 reservas já feitas no nosso país.
Também não são ainda conhecidos os preços de venda, mas poderá ver a nossa estimativa aqui.
Se os preços forem próximos da estimativa, o Tesla Model 3 poderá tornar-se um dos modelos mais vendidos no segmento premium em Portugal. Nos Estados Unidos, isso já se verificou, como reportámos aqui há algumas semanas.