De acordo com o que se sabe e em especial com o que a publicação Global China EV avança, este novo Model Q será 15% menor e 30% mais leve do que um Tesla Model 3, apresentando um comprimento total de aproximadamente 3.988 mm.
O seu trunfo será o preço que, nos EUA, poderá vir a situar-se nos 25 mil euros, passando a ser, portanto, o modelo mais barato da sigla americana e, provavelmente, perfila-se para poder ser o elétrico mais vendido do mundo.
O Modelo Q deverá recorrer a uma bateria de fosfato de ferro-lítio com configurações de capacidade de 53 kWh e 75 kWh em variantes de motor único e Dual Motor, com autonomia estimada de 500 km.
Apesar destas informações, outras surgiram nas últimas horas a referir que este Model Q não será para vender já em 2025, pois o modelo em que Elon Musk está a colocar as suas fichas mais imediatas é o seu táxi autónomo (ver caixa em baixo).Seja como for, mesmo que não vejamos o suposto Model Q nas estradas no ano que vem, a sua entrada no circuito comercial é uma quase certeza a médio prazo, esperando-se que com este lançamento, a Tesla atinja um crescimento anual de 20-30%.
Entretanto, para 2025, o construtor deverá igualmente lançar um restyling do Model Y, que, internamente, tem o nome de código de Juniper. Algumas fontes indicam que a marca estuda a possibilidade de um Model Y com três filas de assentos, algo que não foi confirmado.
Cybercab será o próximo grande projeto da Tesla
Apesar do Model Q (cujo código interno é “Redwood”) ser o grande projeto que a Tesla prepara para os próximos anos, um outro merece destaque: o Robotáxi (Cybercab), uma viatura de condução autónoma de perfil mais urbano e com capacidade para duas pessoas, já que a maioria das viagens em cidade não têm mais do que duas pessoas, explica a marca.
Com um peso de menos de 1150 kg, o Cybercab terá uma bateria com capacidade de 44 kWh, o que é suficiente para uma autonomia de aproximadamente 400 km. O seu consumo energético será reduzido, de 12 kWh por 100 km.
O Tesla Cybercab será equipado com um motor com potência em torno de 100 kW (136 cv), o que lhe permitirá acelerar até 100 km/h em menos de 8 segundos.
A velocidade máxima será limitada a 150 km/h. A produção deve arrancar em 2026.