O próximo carro de corrida da competição é o Pioneer 25 que é alimentado por células de combustível de hidrogénio, produzindo apenas água como subproduto, garantindo zero emissões de carbono locais.
O novo modelo foi concebido e fabricado pela Spark Racing Technology e equipado com uma pilha de combustível de hidrogénio da Symbio, o fornecedor oficial de pilhas de combustível da Extreme H. O pack de baterias é fornecido pela Fortescue ZERO.
A Extreme H será a primeira série de corridas a hidrogénio do mundo.
A potência máxima de 400kw (550 cv) do Pioneer 25 é capaz de levar o veículo dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e escalar inclinações até 130%.
Alejandro Agag, fundador e diretor executivo da Extreme H, afirma: “Estamos incrivelmente orgulhosos por apresentar ao mundo o primeiro carro de corrida a hidrogénio e a série Extreme H. Este lançamento não se trata apenas de um novo veículo; trata-se de ser pioneiro no futuro do desporto automóvel sustentável. As células de combustível de hidrogénio oferecem uma oportunidade notável para reduzir a nossa pegada de carbono e promover soluções de energia limpa, e estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa com o Extreme H.”
Mark Grain, Diretor Técnico da Extreme E, acrescenta: “Não houve qualquer compromisso com o Pioneer 25. A Spark Racing Technology e a Symbio fizeram um trabalho tremendo no desenvolvimento do carro Extreme H, que está apto para a nossa excitante nova era como um campeonato movido a hidrogénio.”
A pilha de combustível de hidrogénio tem 75 kW, substituindo a bateria como principal fonte de energia.
A série Extreme H terá início na Arábia Saudita, tal como o calendário Extreme E fez nas suas quatro épocas anteriores, antes da etapa europeia da campanha começar no Reino Unido.
O final da temporada de 2025 do Extreme H terá lugar nos EUA, marcando a estreia do Pioneer 25 na América do Norte.
Depois de ter sido apresentado no final de junho, em Londres, e uma primeira corrida pública no Hydro X Prix na Escócia, o veículo tem mais testes planeados para os dois eventos do Island X Prix na Sardenha em setembro, bem como mais testes pelo meio. A partir daí, a produção está prevista para o final desse mês ou início de outubro, com as entregas às equipas a começarem em novembro.
“Penso que, em termos de avanço, existem preocupações. As pessoas olham para o hidrogénio e há muitos aspetos negativos em torno do hidrogénio e o que queremos fazer é dissipar isso e mostrar, em primeiro lugar, que é uma plataforma segura e, em segundo lugar, que tem desempenho, tem melhor autonomia e que pode ser emocionante de ver, porque se o entretenimento for bom, poderemos progredir muito mais em termos das mensagens e da inovação que criamos através da modalidade”.