Toyota atribui financiamento a projeto de biodiversidade português

08/03/2021

Há mais de duas décadas que a Toyota tem vindo a apoiar projetos ambientais, realizadas por organizações não governamentais, sem fins lucrativos, através da disponibilização de bolsas inseridas no “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental”.

Até ao momento, este programa da marca japonesa, que abrange as duas áreas de Biodiversidade e Alterações Climáticas, já soma o apoio a 440 projetos em 57 países, 27 deles selecionados recentemente e sendo um deles português.

Assim, o júri constituído por representantes da Toyota selecionou 27 novos projetos ambientais, 17 dos quais japoneses, sendo os restantes provenientes de África, Ásia, América do Sul e apenas um da Europa, precisamente o projeto português da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

O que aconteceria se deixassem de existir?

Distinguida já em 2016 e 2018, a organização sem fins lucrativos SPEA, apresenta uma nova iniciativa e volta a ser distinguida com o apoio financeiro do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota 2020”, com o projeto: Birds are important: what happened if they wouldn’t exist? As Aves são importantes: o que aconteceria se deixassem de existir?

Trata-se de um projeto de educação ambiental que pretende alertar para a importância das aves nos ecossistemas naturais e em meio urbano.

O projeto será dirigido a escolas e famílias, e inclui um programa continuado de educação ambiental, ações de formação para professores, workshops, saídas de campo e webinares, com o objetivo de envolver as pessoas na conservação das aves e das suas funções na natureza, contribuindo assim para um maior equilíbrio dos ecossistemas e para a manutenção da biodiversidade.

Responsabilidade social da Toyota

Este projeto insere-se nas atividades de responsabilidade social da Toyota, que apoia este tipo de iniciativas de preservação do ambiente, envolvendo-se com várias entidades e comunidades locais, como é exemplo o projeto “Um Toyota, uma Árvore” que iniciou em 2005 com a plantação de uma árvore por cada Toyota novo vendido e que já plantou em termos acumulados cerca de 180 mil árvores em Portugal.