Até ao momento, este programa da marca japonesa, que abrange as duas áreas de Biodiversidade e Alterações Climáticas, já soma o apoio a 440 projetos em 57 países, 27 deles selecionados recentemente e sendo um deles português.
Assim, o júri constituído por representantes da Toyota selecionou 27 novos projetos ambientais, 17 dos quais japoneses, sendo os restantes provenientes de África, Ásia, América do Sul e apenas um da Europa, precisamente o projeto português da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O que aconteceria se deixassem de existir?
Distinguida já em 2016 e 2018, a organização sem fins lucrativos SPEA, apresenta uma nova iniciativa e volta a ser distinguida com o apoio financeiro do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota 2020”, com o projeto: Birds are important: what happened if they wouldn’t exist? As Aves são importantes: o que aconteceria se deixassem de existir?
Trata-se de um projeto de educação ambiental que pretende alertar para a importância das aves nos ecossistemas naturais e em meio urbano.

Responsabilidade social da Toyota
Este projeto insere-se nas atividades de responsabilidade social da Toyota, que apoia este tipo de iniciativas de preservação do ambiente, envolvendo-se com várias entidades e comunidades locais, como é exemplo o projeto “Um Toyota, uma Árvore” que iniciou em 2005 com a plantação de uma árvore por cada Toyota novo vendido e que já plantou em termos acumulados cerca de 180 mil árvores em Portugal.