Toyota participa em projeto para converter camiões existentes para funcionarem a hidrogénio

10/05/2023

A Toyota não deixa cair a aposta no hidrogénio, tendo, na Europa unido forças com a holandesa VDL Groep (VDL) para entrar no mercado europeu de camiões pesados fuel cell com zero emissões, usando a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

A cooperação visa acelerar a descarbonização do setor de logística rodoviária, “um fator importante no cumprimento das metas da Toyota na Europa em alcançar a estratégia totalmente neutra em carbono até 2040”, aponta a marca.

O CONSTRUTOR VÊ UM POTENCIAL SIGNIFICATIVO NO USO DE CAMIÕES MOVIDOS A HIDROGÉNIO PARA DESCARBONIZAR AS ROTAS LOGÍSTICAS.

“A massa menor dos sistemas de hidrogénio permite cargas úteis mais pesadas e o reabastecimento rápido de hidrogénio é essencial para o transporte com altas taxas de utilização”, sublinha a Toyota.

“O hidrogénio pode reabastecer um camião tão rapidamente quanto o Diesel e os padrões de uso dos camiões, com sua procura por volumes maiores de hidrogénio, posicionam-nos como principais aceleradores no amadurecimento de infraestruturas sustentáveis em torno das principais rotas”, acentua o construtor.

“A VDL Special Vehicles acredita em um futuro de emissão zero para equipamentos on e offroad médios e pesados. Portanto, estamos extremamente orgulhosos de trabalhar com a Toyota Motor Europe neste projeto de tecnologia inovadora, que nos permitirá expandir as nossas atividades em sistemas de transmissão a hidrogénio”, diz Hans Bekkers, Diretor Comercial da VDL Special Vehicles.

O VDL Groep irá construir o primeiro camião com pilha de combustível até ao verão de 2023, seguido por mais veículos a serem produzidos e avaliados nas rotas logísticas da Toyota Motor Europe no outono de 2023.

O projeto irá consolidar a aprendizagem sobre como implantar camiões com célula de combustível, apoiando ainda mais o visão de longo prazo da empresa de descarbonizar a logística e reduzir a pegada de carbono da Toyota além da eletrificação de veículos de passageiros.

Leon Van Der Merwe, vice-presidente de cadeia de fornecimento da Toyota Motor Europe vê com entusiasmo este projeto com a VDL Groep, “uma vez que nos vai permitir descarbonizar ainda mais o transporte de longa distância de nossos componentes, veículos e peças de reposição. Camiões pesados continuarão a ser um pilar importante dentro de nossa estratégia multimodal, e a introdução de camiões com zero emissões, equipados com os nossos módulos de pilha de combustível Toyota, terá um forte impacto na redução geral de carbono da nossa logística”.

Criar um ciclo lucrativo à volta do hidrogénio

Para a Toyota, camiões com pilha de combustível também têm um papel fundamental no crescimento do ecossistema europeu mais amplo de hidrogénio, apoiando fortemente a descarbonização dos transportes e uma transição energética ecológica.

“Os veículos pesados são essenciais para gerar uma dinâmica positiva de oferta e procura de hidrogénio”, indica o construtor nipónico.

Esse “ciclo lucrativo”, como a Toyota lhe chama, “irá estimular o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável, ao mesmo tempo em que permitirá o surgimento de outras novas formas de mobilidade”.

Nesse sentido, a infraestrutura para camiões movidos a hidrogénio pode ser estendida para outros veículos movidos a hidrogénio que podem usar os mesmos postos de abastecimento de hidrogénio, faz ver a Toyota.

E, por isso, na senda do investimento que a Toyota tem vindo a fazer em torno do hidrogénio, este novo projeto de camião é um dos muitos que o fabricante japonês implementou recentemente com vários parceiros, incluindo veículos comerciais leves, barcos, comboios e autocarros, com o objetivo de acelerar a transição para uma economia assente no hidrogénio.