Transportadora holandesa encomenda de uma só vez 140 autocarros elétricos

07/12/2023

A transportadora holandesa QBuzz selecionou o Iveco Bus Crossway Low Entry ELEC e a última geração do E-Way para o fornecimento de autocarros elétricos na zona concessionada de Zuid-Holland Noord (ZHN), na Holanda. O construtor recebeu uma encomenda muito significativa de 102 unidades Crossway LE ELEC, recentemente eleito “Autocarro Sustentável do Ano 2024”, em conjunto com 38 unidades E-Way de 10,7 e 12 metros de comprimento.

 

A entrada ao serviço destes 140 novos veículos está prevista para dezembro de 2024. Atualmente, a QBuzz já opera, na Holanda, uma frota de mais de 80 autocarros articulados elétricos fornecidos pela Iveco, tanto na região de Groningen – Drenthe como na concessão de Utrecht.

Os modelos Crossway LE ELEC e E-Way da Iveco Bus estão equipados com o mesmo sistema de acumulador de energia, composto por 6 a 7 packs consoante o modelo do veículo. Trata-se da mais recente tecnologia de baterias NMC industrializada especificamente pela FPT para a Iveco Bus com uma capacidade unitária até 69,3 kWh para responder às exigências dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. O carregamento é efetuado durante a noite na garagem de recolha.

A Iveco refere que foi dada grande atenção à melhoria do conforto dos passageiros, com funcionalidades como o sistema de purificação do ar, suportes específicos para telemóveis, conforto otimizado dos bancos e aquecimento integrado no piso. Todos os autocarros beneficiam dos serviços de conetividade e gestão de frotas da Iveco On e são monitorizados em tempo real durante a sua vida útil.