Transportes de Coimbra querem criar Bilhete Único e passam a estar “mapeados” no Google

01/06/2023

A Entidade Gestora do Sistema Intermodal de Transportes (AGIT) de Coimbra, que agrega a Câmara de Coimbra, a Comunidade Intermunicipal (CIM) e a Metro Mondego, e que ficará responsável pelo bilhete único de transportes na região, deverá ser constituída até ao final do ano, afirmou esta terça-feira a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos.

 

A criação da entidade, que já conta com despacho do Governo para ser formalizada, está agora em andamento, com as três entidades envolvidas a trabalharem os estatutos, contratos interadministrativos de delegação de competências e contrato-sociedade da própria entidade.

A AGIT deverá criar um bilhete único que permitirá a qualquer utilizador usar o mesmo passe para circular no Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), nos transportes coletivos de Coimbra ou nos Comboios de Portugal (em determinados serviços).

O bilhete único, que será definido pela AGIT, terá de estar disponível no final do primeiro semestre de 2024, antes do arranque do funcionamento do Sistema de Mobilidade do Mondego, cujo início se estima para julho desse ano.

Google Maps

Por seu lado, a informação de tráfego dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) passa a estar agora incluída na Google Transit, plataforma digital do Google Maps.

A inclusão nesta plataforma permite aos utilizadores dos SMTUC “planear as suas viagens” na Google Transit, isto depois destas informações já estarem disponíveis na aplicação Moovit.

Com indicação do destino desejado, essas plataformas “fornecerão as melhores rotas, horários de partida e chegada, além de outras informações úteis, como paragens próximas e tempos de espera”, salienta a autarquia de Coimbra.

Foto: CM Coimbra

“Podem ser visualizadas várias opções de transporte público, comparar os tempos de viagem, identificar rotas mais rápidas ou com menos transbordos e tomar decisões com base nas preferências pessoais de cada utilizador”, vincou a Câmara, sublinhando que uma das vantagens passa pelo acesso a “informações em tempo real sobre os transportes públicos”, nomeadamente atrasos, cancelamentos ou alterações de rotas.

De acordo com o município, estas plataformas também oferecem recursos de integração com outros meios, como táxis, bicicletas ou andar a pé, o que “permite que os utilizadores façam o planeamento de trajetos multimodais, combinando diferentes meios de transporte para chegar ao destino final da maneira mais eficiente”.

Empreitada do Metro Mondego entre Serpins e Coimbra fica concluída em dezembro

A empreitada de construção do troço do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entre o Alto de São João, em Coimbra, e Serpins, na Lousã, deverá ficar concluída em dezembro, garantiu um responsável da Infraestruturas de Portugal (IP). Problemas de fornecimento, de subempreiteiros, de mão de obra e problemas técnicos levaram ao atraso na conclusão desta empreitada, que inicialmente deveria estar concluída em março de 2022, mas que foi depois adiada para outubro desse mesmo ano, prazo que também falhou.

O troço suburbano, entre Serpins e a Portagem, deverá estar em funcionamento em junho de 2024, prevendo-se que o sistema urbano esteja pronto no final desse mesmo ano.

O SMM consiste na implementação de troços de via dedicada (com algumas exceções em Coimbra), onde vão circular autocarros elétricos que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã, encerrado em janeiro de 2010, e na área urbana de Coimbra, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.