Uber Eats vai distribuir refeições em veículos autónomos

14/09/2022

A empresa tecnológica Nuro que tem vindo a trabalhar na área da condução autónoma fez uma parceria de longo prazo com a Uber para usar os seus veículos para transportar pedidos de refeições e outros produtos para clientes em sillicon Valley e Houston, através do serviço Uber Eats já a partir deste ano.

As pessoas que usam a App Uber Eats em Houston e Mountain View, Califórnia (onde a Nuro está sedeada) poderão fazer pedidos de entregas usando o novo serviço autónomo neste outono, com os planos a apontarem para a expansão do programa para outras partes da área da baía de São Francisco na região.

Os veículos alertam as pessoas quando chegam, momento em que o cliente insere um código para abrir o compartimento que contém o seu pedido.

O acordo entre a Nuro e a Uber tem uma vigência de 10 anos, mas não foram adiantados quantos veículos serão introduzidos neste serviço.

Criado por Dave Ferguson e Jiajun Zhu, dois dos membros originais do projeto de veículos autónomos da Google em 2016, a Nuro colocar o sue foco em serviços de entrega de última milha (last mile) em velocidade relativamente baixa em áreas urbanas e suburbanas.

OS ATUAIS VEÍCULOS ASUTÓNOMOS DA NURO SÃO JÁ A TERCEIRA GERAÇÃO, SENDO O SEU FABRICO FEITO EM PARCERIA COM A BYD AMÉRICA DO NORTE.

Os novos veículos autónomos Nuro, equipados com sensores laser LiDAR, câmaras e radares, são capazes de viajar até 72 km/h, estão a serem construídos na nova fábrica da empresa perto de Las Vegas, com baterias e componentes-chave fornecidos pelo fabricante de veículos BYD. Os veículos não têm volantes, pedais de acelerador e travão e outros controlos convencionais e receberam a aprovação da Califórnia e do Departamento de Transportes dos EUA para operar em vias públicas.

Antes da sua parceria com a Uber Eats, a Nuro desenvolveu vários projetos-piloto de entrega com empresas e serviços, incluindo FedEx, Walmart, CVS, Kroger e Domino’s Pizza no Texas, Arizona e Califórnia.