Veículos já avisam condutores quando se aproxima uma ambulância. Saiba onde e quais

27/05/2023

Veículos inteligentes a comunicar com a infraestrutura ou entre si é algo que ainda não faz parte da realidade do parque automóvel comum. Porém, começa a haver alguns casos. O Grupo Stellantis refere que mais de 1,8 milhões de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep em circulação nos EUA e Canadá avisam os condutores aquando da aproximação de uma ambulância, de um camião de bombeiros, ou na eventualidade de outro perigo, utilizando o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da plataforma de veículos conectados Uconnect.

 

Equipamento de série do Uconnect, que mantém os condutores de veículos, desde o Model Year 2018, cientes do que acontece em seu redor com segurança, o EVAS é uma inovação que surgiu do programa Stellantis Star*Up, que estimula e recompensa a inovação dos funcionários da empresa.

“A ampla implantação do EVAS na América do Norte demonstra como a Stellantis está a aproveitar o poder da conectividade e da tecnologia integrada V2X para tornar a mobilidade mais segura para os nossos clientes”, diz Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis.

“Temos orgulho de sermos o primeiro fabricante global de veículos a tornar o alerta digital do V2X num recurso de segurança de série para os nossos clientes conectados, estando, continuamente, a procurar expandir os seus recursos”, afirma Bonnefont.

Plataforma Safety Cloud

Os alertas do EVAS vêm da plataforma Safety Cloud do sistema HAAS Alert, uma solução de alerta digital e do tipo vehicle-to-everything (V2X) usada por milhares de frotas públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações geradas por camiões de reboque, veículos parados nas vias, troços em obras e zonas delimitadas por setas, entradas de autoestradas e outros ativos e equipamentos rodoviários conectados.

Partindo do EVAS, a Stellantis está agora a avaliar uma próxima etapa nas notificações ativas de segurança V2X aos condutores, com o Protocolo de Localização Avançada de Perigos / Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P.), trabalhando com a Emergency Safety Solutions Inc.

O H.E.L.P. GERA AVISOS AOS CONDUTORES QUE SE APROXIMEM DE UM VEÍCULO PARADO NA VIA.

“Veículos parados nas bermas ou nas estradas representam um perigo significativo para os demais condutores, em especial à noite ou quando as condições climatéricas reduzem a visibilidade, situação que, nos EUA, contribui, em média, para um acidente a cada sete minutos, matando ou ferindo mais de 40 pessoas por dia, de acordo com a pesquisa publicada no ‘Accident Analysis and Prevention’, publicação de renome no domínio da saúde pública”, indica a Stellantis.

H.E.L.P.: como funciona

Uma vez ativado num veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e a sua localização exata para o Safety Cloud do HAAS Alert, que, por seu turno, transmite uma notificação aos veículos que se aproximam, equipados com o Uconnect (ou condutores que usam outros sistemas móveis e no painel, conectados ao Safety Cloud).

De acordo com a Stellantis, isso dá aos condutores 15 a 20 segundos de aviso prévio, equivalendo a uma distância de cerca de 500 metros, considerando a velocidade média da autoestrada.

Através do H.E.L.P., os veículos imobilizados poderão partilhar mensagens críticas de segurança com todos os veículos que se conectarem à plataforma Safety Cloud, desbloqueando um novo recurso na tecnologia vehicle-to-vehicle (V2V) e ajudando a melhorar a segurança rodoviária para todos os condutores.

O H.E.L.P. pode ser ativado manualmente pelo concutor quando o veículo se encontra imobilizado ou automaticamente em situações críticas de segurança, como colisões ou rebentamento de pneus.

A Stellantis refere que uma melhoria potencial para veículos equipados com o sistema H.E.L.P. com iluminação do tipo LED é a adição da tecnologia H.E.L.P. Lighting Alerts, fazendo piscar as luzes de aviso de perigo e outras luzes externas, num padrão temporal específico e cientificamente ajustado para melhor atrair a atenção visual dos condutores que dele se aproximam.